Reação de moradores de Santa Quitéria do Maranhão impede que sessão “arranjada” para cassar mandato da prefeita Ana Cláudia seja realizada

De acordo com o que foi divulgado ontem (9) no Portal CN1 o vereador Wilson Garcia – presidente da Câmara de Vereadores de Santa Quitéria do Maranhão – notificou seus colegas de bancada para a realização de uma Sessão Extraordinária às 19 horas de ontem (9), com o propósito de cassar ou não o mandato da prefeita Ana Claudia.

Segundo o jornalista Luís Carlos Jr., editor do CN1 alguns vereadores da Câmara Municipal de Santa Quitéria capitaneado pelo presidente do Legislativo Municipal Wilson Garcia da Silva (PP), vulgo “Irmão Wilsinho”, ligado à prefeita eleita Sâmia Moreira (MDB), estaria “orquestrando” uma manobra para tirar do cargo a prefeita Ana Cláudia Costa por “supostas irregularidades”, que ela teria cometido na sua gestão.

Ocorre que a medida não pegou bem e logo após o fato se tornar público anúncio moradores daquela cidade, simpatizantes e correligionários da prefeita Ana Cláudia, se mobilizaram e reuniram-se em frente à Câmara, protestando contra a atitude dos vereadores.

Gritando palavras de ordem, os populares tentaram entrar no prédio, mas foram impedidos por guardas e policiais militares que foram chamados para evitar desordem.

Vídeos mostram reação de protesto dos moradores na frente do ARA:

 

No entanto, os populares aumentaram a pressão e conseguiram entrar e interromper a sessão. Acuados, os vereadores tiveram que se esconder. Outros tiveram que fugir, saltando o muro dos fundos da Câmara. Um sapato, que seria de um vereador foi encontrado no pé do muro.

Ontem, em sua rede social Facebook, a prefeita Ana Cláudia lamentou a atitude de alguns vereadores em querer cassá-la, classificando o ato de “perseguição”, ao mesmo tempo em que anunciou o crédito dos salários nas contas dos servidores municipais, o que não poderia acontecer, caso ela fosse casada, como queriam os vereadores, causando prejuízos aos funcionários do município.

Além de anunciar o pagamento dos concursados, Aninha garantiu que, “conforme recurso e planejamento financeiro, efetuaremos a transferência do terço de férias, do décimo terceiro e também vamos honrar com os pagamentos de todos os nossos credores”.

Aninha mostrou grande decepção com parte dos parlamentares, relatando que sempre manteve um diálogo transparente com o Legislativo, e que não há motivos para a perseguição da qual está sendo vítima. Para a prefeita, o maior prejudicado com a arbitrariedade dos vereadores será o povo.

Aninha disse que vai honrar com suas obrigações até o final do mandato e que fará “o necessário para que a próxima gestão continue fazendo o melhor para Santa Quitéria, pois a eleição passou, mas a luta pela nossa cidade e pela nossa gente vai continuar!”.

Prefeita Ana Claudia

Confira a íntegra da Nota de Ana Cláudia:

“Boa noite meus queridos quiterienses!

Amanhã dia 10 do mês, é data base de pagamento do funcionalismo público municipal de Santa Quitéria, e como todos sabem, foi um compromisso que assumi em junho de 2020, pagar em dia os proventos do funcionalismo e assim temos feito até hoje.

Será transferido os salários para todas as contas de quem tem trabalhado e tem ajudado o município a se desenvolver em nossa gestão.

Em seguida, conforme recurso e planejamento financeiro, efetuaremos a transferência do terço de férias, do décimo terceiro e também vamos honrar com os pagamentos de todos os nossos credores, são os que fornecem: bens, serviços e materiais para a prefeitura.

Assim sendo, continuaremos até o final do nosso mandato honrando com as nossas obrigações.

Sempre mantive diálogo cordial e transparente com o Poder Legislativo, e não há razão para tamanha perseguição promovida por alguns vereadores. O interesse pessoal de prejudicar a nossa gestão não pode ser maior que a responsabilidade que temos enquanto representantes do povo de Santa Quitéria.

Se a intenção dessa perseguição política é me prejudicar, pois saibam que o POVO é quem sofrerá com a injustiça e a arbitrariedade que vem sendo cometida contra mim, pois estamos em momento de término de mandato e de transição de governo.

Em poucos meses conseguimos reavivar o orgulho e a esperança do nosso povo por nossa cidade, e é isso que nos motiva a persistir e manter a cabeça erguida até o fim.

Faremos o necessário para que a próxima gestão continue fazendo o melhor para Santa Quitéria, pois a eleição passou, mas a luta pela nossa cidade e pela nossa gente vai continuar!

Ao povo, repito, com a proteção de Deus e a força dos meus amigos e de minha família, continuaremos Resistentes, pois temos convicção que nossa Gestão Atuante ficará marcada na memória de todos o quiterienses!

Grande abraço a todos!”

Nota da Câmara:

Wilson Garcia – presidente da Câmara de Vereadores de Santa Quitéria/MA

Em Nota de Esclarecimento divulgada ontem, supostamente emitida pelo presidente da Câmara, Irmão Wilsinho, as alegações são de a sessão foi suspensa em “respeito aos servidores”, que receberão hoje, dia 10 de dezembro, devem seus salários e outros benefícios pagos pela prefeitura.

A nota diz ainda que a sessão extraordinária será realizada em data a ser designada, e que em momento algum tiveram a intenção de desviar verbas públicas e que nunca foram contra os direitos dos servidores.

Embora diga na nota que os parlamentares estão apenas desempenhando o papel de fiscalizadores do Poder Executivo, o processo contra Ana Cláudia é o primeiro, em quatro anos de mandato dos atuais vereadores. Ou seja, em 1.440 dias, mesmo com tantos problemas da gestão anterior à de Aninha (que está com apenas cinco meses na gestão municipal), só agora os vereadores descobriram que são fiscais do Executivo.

A nota, repleta de erros gramaticais, não está assinada.

Vereador Wilson Garcia notifica vereadores da reunião, que não foi realizada

Fonte: Portal CN1 e Blog do William Fernandes, com edição de Daby Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *