Apae de Araioses sob ameaça

Reprodução

Em live do grupo político de Parnaíba – comandado pela família Pires – transmitido ontem (9) à noite pelo Facebook, o pré-candidato a vice-prefeito Cluader Machado se posicionou sobre a inclusão na educação. Embora tenha dito reconhecer que em Araioses isso ainda não é possível, porém falou que a tendência é que as Apaes cuidarem só da parte de saúde em especialidades afins.

O pronunciamento de Clauder Machado não pegou bem para os apaeanos e seus familiares, pois ele aponta na direção de um futuro incerto que foi entendido como uma ameaça no destino da entidade – reconhecidamente de excelentes serviços prestados em Araioses -, caso cheguem ao poder.

Realmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de nº 9.394 aprovada em 1996 pelo Governo Federal foi com o objetivo de mudar a metodologia até então existente, porém pouco progresso houve até hoje, principalmente em cidades como Araioses.

Em nosso município não há uma só escola com estrutura para a implantação da inclusão e somente na Apae que esse procedimento já acontece pois lá não estudam apenas alunos especiais.

Após tomar conhecimento do infeliz fala do pretendente ao cargo de vice-prefeito de Araioses entrei em contato com a entidade e importantes informações me foram passadas.

As Apaes de todo Brasil ou pelo menos a maioria são Centro de Atendimento Educacional Especializado e também existem escolas com estrutura comprovada para trabalhos com crianças, jovens, adultos com Deficiência e também quem não possui.

Na Apae de Araioses tem alunos que estão sim matriculados na rede regular e contraturno ficam na Apae no AEE (Atendimento Educacional Especializado). Já procuraram os setores responsáveis para ver essa situação de alunos na rede regular ensino, mas o que ouviram é que não tem estrutura arquitetônica e que os profissionais não estão preparados para receber.

Também há situações em que alguns pais que não aceitam os seus filhos em outras escolas pela questão exclusão que sentem.

A Apae de Araioses também tem uma equipe de professores que atendem a domicílio essas crianças que não frequentam aquela entidade.

Não estou aqui afirmando que haja na vontade do pré-candidato, o propósito de dificultar o trabalho da Apae de Araioses caso cheguem ao poder, porém com a vivência e experiência que ele tem – sabe com sobra – que o atendimento que ele disse ter seu filho em Parnaíba aqui por enquanto não passa de uma utopia.

Veja o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *