Mais de 5,9 mil pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão

Coronavírus — Foto: GETTY via BBC

Por G1 MA – São Luís, MA

O Maranhão alcançou a marca de 5.941 pessoas curadas pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira (25). Em 24 horas, 670 pessoas que receberam alta médica no estado.

De acordo com o boletim, o estado possui nesta segunda-feira, 24.278 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus e 817 mortes por Covid-19. Dos novos casos confirmados, 172 são da Grande Ilha de São Luís, 72 em Imperatriz e 1.248 em outras regiões do Maranhão.

Nas últimas horas, foram registradas pela Covid-19 nas cidades de Anajatuba, Apicum Açú, Timon, Urbano Santos, Lago da Pedra, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Dutra, São João Batista, Santo Antônio dos Lopes, São Bento, Brejo, Carutapera, Zé Doca, Godofredo Viana, São José de Ribamar, Chapadinha, Mirinzal e São Luís.

Casos públicos

Um dos casos que ganhou repercussão foi no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) em São Luís. Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, recebeu alta na unidade após contrair a Covid-19. Grávida de 26 semanas, Jociele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar 41 dias internada, sendo a primeira paciente a ser internada na UTI para Covid-19 do HU-UFMA em 1º de abri.

Paciente é recepcionada com foguetório após alta da Covid-19 em Imperatriz — Foto: Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Outro caso de pacientes curados no Maranhão foi de Aldene da Silva Nascimento, que ficou internada no Hospital Macroregional de Imperatriz. Quando voltou pra casa, Aldene foi recebida com festa e até foguetório pela família e amigos.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

2 pensou em “Mais de 5,9 mil pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão

  1. Glórias a DEUS! Se fosse no Governo do Haddad do PT, PROVAVELMENTE O BRASIL ESTAVA QUEBRADO, NINGUÉM TINHA RECEBIDO O AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$600 E NEM 13o SALÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA IGUAL EM 2019. DESDE QUE O BOLSONARO ASSUMIU O GOVERNO FEDERAL, NENHUM ESCÂNDALO DE ROUBO IGUAL ACONTECIA NA ÉPOCA DO PT E DO PSDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *