O RG não é nenhuma garantia de que fulano ou beltrano possa ser um bom prefeito ou bom vereador

O ex-prefeito Vicente de Paula Moura (1993/1996) era cearense e foi o melhor gestor de Araioses dos últimos anos

Tão logo publiquei o post “A cidade que não serve para se morar, também não serve para se governar” vários internautas se manifestaram – sendo que a maioria pede que não divulguem seus nomes – sobre o assunto, porém também me cobraram uma postura sobre os vereadores.

Questionam que os vereadores que não residem em Araioses não merecem a reeleição e teve também quem – foi homem e não mulher – que faz um apelo às mulheres araiosenses a tomarem uma atitude política, acreditando que elas poderiam dá um basta na corrupção e em mais coisas ruins que estão ocorrendo em nosso município.

Pessoalmente, sou dos que defendem uma presença maior das mulheres não só na política, como em todas as ações que envolvem nossa vida coletiva, assim também como uma postura mais firme dos araiosenses na defesa do que é nosso.

Porém, não vejo no RG nenhuma garantia de que fulano ou beltrano possa ser um bom prefeito ou bom vereador de Araioses.

Só para citar um exemplo, o ex-prefeito Vicente de Paula Moura (1993/1996) era cearense e a meu ver foi o melhor – ou menos ruim para os mais críticos – gestor de Araioses. Mas quem o conheceu sabe muito bem que ele morava em Araioses, que via o sol nascer e se por todos dias em nossa cidade. Uma das coisas mais comum era vê-lo quase todos os dias no mercado em Conceição fazendo as compras do consumo diário.

Por viver aqui, ele sabia das nossas carências e nas nossas necessidades.

Antes de assumir uma posição radical sobre um tema tão importante como esse, temos que analisar que quem tem título eleitoral em uma cidade e está filiado a um partido político tem direito a se candidatar a qualquer cargo. Nesse caso cabe ao eleitor fazer a seleção. Se o candidato não mora em Araioses, já é um bom argumento para deixa-lo de fora e direcionar a sua escolha para outros nomes que realmente tenham pelo menos conhecimento da função do mandato que pleiteiam.

Portanto, tem coisas bem mais importantes de se verificar num pré-candidato, do que seu documento de identidade.

Em tempo: Creio que o fato de um – ou uma – ficha suja, que legalmente esteja impedido (a) de disputar um pleito eleitoral em Araioses e que se sirva do expediente de lançar um filho (laranja) ou uma filha e ainda por cima resida a centenas de quilômetros de nossa cidade, seja algo muito mais grave ainda.

E tem araiosense com RG daqui e tudo que não se importa com isso, muito pelo contrário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *