Faz 80 anos que a Av. Dr. Paulo Ramos foi iniciada e ainda não está concluída

Início da Av. Dr. Paulo Ramos

Tendo quase a mesma idade de Araioses, a Av. Dr. Paulo Ramos – principal via de circulação de veículos da cidade – passadas oito décadas ela ainda não foi concluída.

Belarmino Freire, interventor que administrou de Araioses de 1º de março de 1939 a 15 de julho de 1946 foi quem iniciou sua construção que na época era toda em solo de areia. Como não houve festa nem registro de sua inauguração a data precisa caiu no esquecimento.

A pavimentação com blocos de paralelepípedo (calçamento) da Paulo Ramos começou no governo do prefeito José Marques Furtado (1970 a 1972). E segundo nos disse Raimundo Nonato Loiola Coutinho, ex-vereador e fundador do Sindicato Rural, a areia para o assentamento das pedras foram carregadas no lombo de um jumento.

Zé Furtado fez o calçamento da pista do lado direito, com início na Praça Nossa Senhora até a rampa do Manoel Laíde, em Conceição e mais uns 50 metros da Rua do Botafogo. O outro lado da avenida, a pista da esquerda foi calçada na primeira gestão de José Cardoso do Nascimento – o Zé Tude (1977/1982).

Desde o período de Belarmindo Freire – último interventor – até os dias de hoje, 22 prefeitos a cidade já teve, sendo que Zé Tude governou o município por três vezes. Porém, poucos se importaram com a principal via da cidade.

Desses, quem teve as melhores condições de transformá-la em verdadeiro cartão postal foi à ex-prefeita Luciana Trinta, que teria recebido cerca de R$ 1.800.000,00 para pavimentá-la com bloquetes de cimento, mas infelizmente para nós, não realizou nem metade da obra. Informações não confirmadas dizem que ela teria deixados 800 mil reais para sua conclusão, porém na gestão de Valéria do Manin fora alguns reparos, apenas uma parte da pista ao lado do muro da casa do ex-prefeito Zé Tude foi construído.

Paliativo

Por essa grade entra á água que é bombeada para o Rio Santa Rosa por uma tubulação de 60 milímetros

Na atual gestão apenas um paliativo para escoar as águas da chuva na baixada próximo ao prédio do Josino, que se mostrou ineficiente.

Aliás, essa situação de alagamento perdura desde que a avenida foi calçada, sem antes disso ter sido feito nenhum planejamento, e entra prefeito e sai prefeito e o problema continua.

Esse cano de apenas 60 milímetros tem sido insuficiente para dar vazão à água que vem da baixada da Av. Dr. Paulo Ramos durante as fortes chuvas, porém por ele já deve ter escoado uma boa parte de nosso dinheiro

Os gênios da atual administração colocaram um sistema onde uma bomba é acionada a partir do momento que as águas das chuvas cheguem a uma determinada situação (nível) e aí então bombeia por uma tubulação de 60 milímetros até o Rio Santa Rosa.

Para a solução do problema teria que ser construída um sistema com queda em direção ao rio por uma tubulação de 400 milímetros, é o que foi dito ao blog por um profissional com experiência nesse tipo de serviço.

Rua 7 de Setembro e Rua do Mercado, ambas no centro da cidade, também tem problemas de alagamentos. Para que isso ocorra basta chover um pouco mais forte.

Está passando da hora de acabar com esses abusos contra o patrimônio público, com o que é do povo.

Grande parte da avenida continua no calçamento feito pelo ex-prefeito Zé Tude

Quando chove, em frente a casa de Antonio Benício, ele coloca um obstáculo que obstrui uma das vias da Av. Dr. Paulo Ramos. Ele já pôs a casa a venda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *