Um colossal fracasso o evento político de Roseana Sarney em Araioses

Roseana Sarney esteve em Araioses na última sexta-feira, dia 21. Foi um ato de sua campanha ao governo do estado que agoniza e que ela torce para que o dia da eleição chegue rápido, pois está muito difícil sentir na pele a derrota iminente, que no passado sem piedade, ela impôs aos que tentaram atravessar o seu caminho.

O povo que a recepcionou desta vez foi tão pouco que não encheu o Beira Rio Clube – de pequeno porte – do Nonato Ramos, no centro da cidade. Um colossal fracasso disseram os que esperavam uma multidão, como já ocorrera no passado.

É o fim do fim de um longo reinado de dominação da oligarquia mais antiga do Brasil, que se apoderou do Maranhão por quase meio século e que agora sucumbe deixando para trás um rastro de miséria a um povo humilde e trabalhador.

Roseana Sarney que governou o estado por longos 14 anos se despediu do cargo – o deputado Arnaldo Melo foi que passou a faixa para Flávio Dino – antes de terminar seu mandato e disse na ocasião que ali encerrava também sua carreira política.

E era essa mesma a sua intenção, mas diante do quadro totalmente desfavorável a oligarquia Sarney nas eleições deste ano, ela foi para o sacrifício empurrada pelo pai e pelo irmão Sarney Filho, que viam em sua candidatura ao governo do estado a única possibilidade possível de eleger o caçula ao cargo de senador.

A confirmar as projeções que mostram as últimas pesquisas de intenção de voto, Roseana foi para a disputa a toa, já que os dois candidatos da coligação de Flávio Dino assumiram os dois primeiros lugares deixando para trás Lobão e Sarney.

Nada mais significativo a ilustrar o fim do reinado dos Sarneys no Maranhão do que a péssima acolhida que Roseana teve em Araioses.

Aqui, em 1965, Sarney pode contar na sua campanha ao governo do Maranhão não só apoio político das maiores lideranças da época, como também a estrutura econômica bancada por Sebastião Furtado, o homem mais rico da região naqueles anos.

Nenhum povo do Maranhão foi mais apaixonado por Sarney do que o araiosense mesmo não tendo retribuição merecida para tanta paixão.

Bem que Roseana poderia ter se livrado de fim tão melancólico, caso tivesse cumprido a palavra de não mais disputar uma eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *