Foi realizado com êxito o Dia Municipal da Reforma Agrária de Araioses

Celebração Ecumênica e uma caminhada até a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Araioses foram realizadas na manhã de ontem (19) na programação do Dia Municipal da Reforma Agrária de Araioses.

Na sede do sindicato foi realizado um seminário onde foi debatida a atual situação agrária e fundiária do município de Araioses, bem como também a presença da violência na vida dos trabalhadores do campo causada por tomadores de terras.

A Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos, junto com representantes de programas do Governo Federal, falaram sobre os três programas que existem no Maranhão que são do conhecimento de poucos como:

= PPCAAM (Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados)

= PROVITA (Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas).

= PEPDDH (Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

Discussões variadas com órgãos do Estado com o objetivo de manter diálogos, análises das situações de conflitos foram pautas pertinentes durante o seminário realizado, bem como debates, perguntas e sugestões de leis.

O sentimento dos presentes é de que a luta deve continuar pois desde o início, só tem melhorado.

No contexto geral este ano foi muito boa a participação de instituições, tanto de fora como de dentro do município, inclusive na organização, divulgação e articulação do evento.

“Essa procura, essa conquista para uma paz verdadeira, onde as pessoas saem para falar e fazer algo para o bem” afirmou o Pe. Oleriano sobre o que aconteceu e vem acontecendo sobre o Dia Municipal da Reforma Agrária.

Participaram da organização do Dia Municipal da Reforma Agrária de Araioses:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Equipe da Campanha da Fraternidade, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Araioses, Instituições, Associações e apoio da Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos – SMDH.

Colaborou Roberto Russo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *