E a MA-312, a Estrada do Caranguejo, continua sem solução

A MA-312, que liga Araioses ao povoado Carnaubeiras, parece estar destinada ao esquecimento, já que até agora, mesmo com o fim do inverno, suas obras não foram retornadas. As promessas de retorno das obras foram muitas, porém, infelizmente, não passou disso. E essas promessas não são novas elas já vêm de décadas que já se passaram.

Dizer com precisão qual foi a data que essa estrada foi prometida pela primeira vez não sei com certeza, mas sei que já faz 18 anos que ouvi falar nesse asfalto pela primeira vez.

O dia não sei dizer, mas foi no mês de setembro de 2000. Era comício de Vicente Moura e na noite desse, o senador João Alberto estava presente. Eu nunca fui animador de palanque, mas devido nossas necessidades eu era uma espécie de mestre-de-cerimônias da campanha e tinha o papel de apresentar os oradores, candidatos e convidados.

Já tinha falado quase todos faltando só João Alberto e Vicente Moura.

Foi aí que passei a palavra para o senador, que exibindo uma folha de papel aparentemente com algo escrito, disse ao povo de Carnaubeiras ali presente e aos demais, que aquilo era a ordem de serviço para fazer o asfaltamento da estrada e que a obra iria começar em breve.

Na época eu não tinha certeza, mas depois tomei conhecimento de que ordem de serviço é a última etapa para a realização de uma obra e que a empresa na posse dela tem no máximo 72 horas para colocar as máquinas na estrada e iniciar os serviços. Antes disso tem levantamento de toda estrada, locais de onde poderão ser retiradas a piçarra e água. Depois tem a licitação, topografia, etc…

Relembrando as palavras do senador João Alberto o que posso dizer é que ele nos fez de trouxa ao mostrar algo que não existia e prometer o que sabia que não seria cumprido. De lá para cá já foram tantas as promessas que já perdi as contas.

Em outubro de 2013 acompanhei durante três dias o Engenheiro Rayol e o Chagas Melo – secretário de obras de Araioses, na medição da estrada de Carnaubeiras. O que me foi dito naquela data é de que a obra seria iniciada ainda naquele ano, não foi.

Mas acho que a melhor oportunidade – infelizmente perdida – que essa estrada teve para ser feita foi no período que Valéria do Manin era a prefeita de Araioses. Seu pai, Manin Leal era ligadíssimo a governadora Roseana Sarney e Max Barros (teve 4.665 votos aqui em 2014), sempre apoiado por ele era o secretário de infraestrutura.

Agora no governo de Flávio Dino se esperava que esse sonho fosse realizado, porém bem poucos – e eu estou entre esses – acreditam que suas obras retornem ainda este ano.

Não que o governador não tenha feito a parte dele para que esse asfaltamento fosse realizado, mas a Market, empresa que ganhou a licitação da obra, ainda no governo de Roseana Sarney nunca mostrou interesse em executar o asfalto da estrada e só enrolou esse tempo todo.

Isso irritou o governador que acabou forçando que José Ribamar Resende, dono da Market passasse, por meio de contrato, os serviços para a Construtora Sucesso. Depois disso surgiram novas promessas que infelizmente não foram cumpridas até agora.

Ainda está em tempo, porém infelizmente Araioses só serve para ajudar eleger deputado que depois esquecem que o município e o povo existem.

Alguém tinha que está junto ao governador lutando por nós.

Leia mais:

Estrada MA 312, da euforia a decepção

O primeiro passo já foi dado para o asfalto de Carnaubeiras

2 pensou em “E a MA-312, a Estrada do Caranguejo, continua sem solução

  1. EU, a principio pensava que essa obra da estrada que ligaria Araioses á Àgua
    Doce-Ma seria uma obra do Governo do Estado, não é. Conversando com um morador esclarecido de Carnaubeira, povoado de Araioses~Ma. Ele me dizia que é uma empresa particular que estaria fazendo um empreendimento nessa área e que pra facilitar o acesso de carretas ao local teria que fazer o asfalto de uma determinada área ( perimetro ) para o trafego dessas carretas, daí a razão da demora da obra, pois infelizmente essa região nossa não temos; senadores, Deputados Federais e Esataduais para cobrar esse tipi de infraestrutura para o nosso municipio, falo de Araioses-Ma e Água Doce-Ma, ambos parecem não terem politicos que os represente, eu o que eu penço, é minha observação.

    • A obra é do governo do estado mesmo. A estrada que tem uma empresa privada como parceira do governo são os 35 km que liga Barreirinhas a Paulino Neves. Lá a Omega já fez a parte dela que ia do levantamento topográfico até a pavimentação com piçarra e agora o governo está fazendo o asfalto através da Construtora Sucesso.
      Soube que de lá a Sucesso vem fazer o asfalto da MA-312 que liga Araioses a Carnaubeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *