Deputado Pedro Fernandes Prepara sua despedida das eleições

É hora de parar – Após 20 anos no legislativo e mais de 30 dedicados a política, deputado Pedro Fernandes prepara a sua despedida das eleições para alugar ao filho, vereador Pedro Lucas Fernandes.

O Imparcial – Prestes a completar 24 anos no Legislativo o deputado federal e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro no Maranhão (PTB/MA), Pedro Fernandes começa a se despedir do protagonismo na política, para ingressar nos bastidores. A justificativa nas palavras dele, necessidade de “renovação”.

Ele abre mão de uma nova disputa ao parlamento federal para apoiar o filho, o vereador de São Luís Pedro Lucas Fernandes. A decisão deverá ser sacramentada na convenção do PTB, no final de julho. Na ocasião, além da “despedida” de Pedro Fernandes serão definidos o apoio do PTB ao projeto de reeleição do governador Flávio Dino e os candidatos a deputado federal e estadual.

Fernandes já foi secretário (estadual e municipal) vereador e está no quinto mandato como federal. Em entrevista ao Imparcial ele evita falar em “aposentadoria”. Dá sinais de que não abandonará a política. Sua ausência na eleição, segundo o parlamentar, é uma decisão em favor dos novos quadros. Ele prepara um discurso nesse tom para o dia da conversão.

Abaixo trechos da entrevista do deputado Pedro Fernandes a O Imparcial

O Imparcial – Após 24 anos no Legislativo, quais expectativas e planos para o futuro?

Pedro Fernandes – Estamos na direção do PTB-MA e vamos participar ativamente dessas eleições de 2018. Trabalhamos em termo de coligação. Já definimos aqui, enquanto partido, o nosso candidato a governador (Flávio Dino), integrando a chapa majoritária. E estamos montando as chapas proporcionais, com as possíveis coligações. Sou presidente do partido. Tenho um mandato de mais dois anos como presidente. Vamos definir tudo agora, com nossa convenção, que está mais ou menos acertada para o dia 28 de julho. O PTB vai apresentar candidatos a deputado federal e candidatos a deputado estadual e apoiar a chapa do governador Flávio Dino. Pedro Lucas Fernandes encabeça, em seu lugar, a disputa a deputado federal pelo PTB? Se fala em renovação na política e o PTB quer começar também a renovar seus quadros. Quer dar oportunidade para os quadros mais novos. Na proporcional, tanto para deputado federal, quanto para estadual, vamos apresentar uma turma mais nova, mais pronta para a política. E a experiência adquirida nessa longa trajetória não conta? Há tempo de começar, tempo de ficar e há tempo de parar. É a renovação que nós estamos sentindo a necessidade de fazer. Precisamos renovar nossos quadros. Acho que o mal da política é tentar insistir demais quando toda uma sociedade está pedindo renovação.

O Imparcial – Depois de todos esses anos, qual a marca que Pedro Fernandes deixa na política?

Pedro Fernandes – Eu tenho dito sempre que uma das coisas importantes para o político é, ao levantar, pisar na vaidade, fugir da vaidade e acho que essa é minha grande marca na política. E o resto é trabalhar com seriedade, perto da população, recebendo as críticas, aceitando e construindo os mandatos a partir da participação não só dos correligionários, mas também da população em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *