PF faz operação contra desvio de recursos na Universidade Estadual do Piauí

Desvios na Uepi teriam ocorrido no âmbito de dois programas federais

O Informante – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) a operação denominada “Curriculum”, que investiga irregularidades na aplicação de recursos federais na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Agentes, chefiados pelo delegado federal Alex Chagas, cumpriram um mandado de busca e apreensão dentro do campus da universidade, localizada no bairro Pirajá (zona norte de Teresina). A instituição, por meio do reitor Nouga Card, informou que solicitou investigação após denúncias.

Equipes da Polícia Federal deixaram o prédio administrativo da Uespi com dezenas de caixas, contendo documentos que subsidiarão a investigação. Enquanto os policiais federais vasculhavam o prédio da Uespi, os funcionários da instituição foram impedidos de entrar.

A ação policial aconteceu em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal. De acordo com a PF, as irregularidades ocorreram no âmbito dos Programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

As investigações realizadas até o momento identificaram indícios da concessão indevida de bolsas, que somente no ano de 2016 teriam gerado pagamentos indevidos no montante de R$ 276.585,00. Entre os casos identificados, constataram-se a concessão de bolsas sem a realização do respectivo processo seletivo e a pessoas que não atendiam os requisitos dos programas federais, tais como ausência de comprovação de formação acadêmica e de experiência profissional. Alguns dos bolsistas são familiares de servidores da Uespi.

Também foram constatados indícios de que alguns bolsistas recebiam os pagamentos, porém não desempenhavam suas atividades, bem como a utilização das bolsas para pagamentos de serviços de terceiros, o que indica a possível ocorrência de desvio de finalidade na aplicação dos recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *