CNM divulga mídia esclarecendo o porquê da crise nos municípios

A Confederação Nacional de Municípios – CNM está divulgando um vídeo no qual esclarece o porquê da crise que afeta os municípios brasileiros.

A situação é gravíssima, mas a entidade no final da mensagem aponta uma solução para a crise que passa por uma ação de ajuda do Governo Federal.

Segundo a CNM, do montante de impostos arrecadados nos 5578 municípios do País, apenas 19% retornam a municipalidade, o restante vai para estados (35%) e a maior parte para União (50%).

De 1988 para cá uma grande complexidade de prestação de serviços à população, que antes eram executados pelos Estados e pelo Governo Federal foram municipalizadas. Por outro lado, não houve uma recompensação financeira aos municípios que tiveram suas responsabilidades aumentadas.

O que a União repassa é muito menos do que o município realmente gasta com a prestação do serviço público. Aumentou as despesas, mas não aumentaram os repasses.

A previsão para outubro – o mês em curso – é de que as verbas do FPM tenham uma queda de mais de 7% em relação a outubro do ano passado. A CNM defende uma mobilização junto aos nossos parlamentares – deputados federais e senadores que poderiam avançar com a pauta municipalista – no sentido de que o Governo Federal socorra os municípios com uma ajuda de 40 bilhões de reais.

Do jeito que está à tendência é ficar pior o que gera instabilidade social e insatisfação popular.

Veja abaixo o vídeo da CNM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *