Legendas de aluguel mudam de nome pregando novidade

Blog de Ed Wilson Araújo – Eles são os mesmos de sempre, mas na eleição de 2018 vão se apresentar de cara e nome novos, inclusive retirando a palavra “partido” das denominações.

Já está rebatizado o PTdoB. Agora, é “Avante”.

De nome novo vem ainda o PTN, que passou a ser “Podemos”.

O PEN, que pode abrigar a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República, pretende mudar a nomenclatura para “Patriota”.

As alterações nos nomes visam retirar o estigma dos partidos diante do estrago que as investigações da Lava Jato provocaram sobre todas as legendas envolvidas e/ou denunciadas por corrupção.

O PSDC transformou-se em “Democracia Cristã”. E o carcomido PFL, que virou Democratas (DEM), estuda ser rebatizado. Será o “Mude”.

Já o PMDB cogita retomar o nome antigo – MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

A Rede Sustentabilidade, criado por Marina Silva, foi a primeira iniciativa de criar uma legenda sem a palavra “partido” na identidade.

Caminho semelhante pode ser adotado na criação do Raiz, um novo partido em gestação, sob a liderança da deputada federal Luíza Erundina.

Rede e Raiz se distinguem pela qualidade dos seus quadros e compromissos bem mais republicanos que as novas denominações que mais parecem pneus velhos recapeados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *