São João de Todos 2017 fecha segunda semana com mais de 450 apresentações

Mais de 450 apresentações já foram realizadas no São João de Todos 2017. Foto: Divulgação

Mais de 450 apresentações animaram o público do São João de Todos 2017 em São Luís até o fechamento da segunda semana de programação. Foram doze dias de festa com grupos de bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, forró e artistas populares.

As atrações se dividem entre os arraiais do circuito oficial – Praça Maria Aragão, Praça Nauro Machado, Ipem e Vila Palmeira – e mais doze arraiais de bairro apoiados pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo (Sectur).

João Paulo, Liberdade, Bairro de Fátima, Vila Embratel, Anjo da Guarda, João de Deus, Cohatrac, Anil, Cidade Operária e Centro – com arraiais no Largo de Santo Antônio e Ceprama – são os bairros da capital maranhense com festas apoiadas pelo governo.

Veja a programação do São João de Todo em: www.ma.gov.br/saojoaodetodos

Festas tradicionais como o Festejo de São Pedro e São Marçal e o Encontro de Miolos de Boi também contam com apoio do governo. No interior do estado, mais de 100 cidades promovem festas juninas com ajuda do governo estadual.

Iniciado em 14 de junho, o São João de Todos 2017 se estende até o próximo dia 02 de julho em São Luís. Até lá, mais de 800 atrações marcam presença nos palcos do circuito oficial e nos arraiais de bairro espalhados pela cidade.

Valorização da cultura

“Quando recebemos o convite do Governo do Estado para fazermos parte desta festa, sentimos que a cultura e o artista maranhense estão sendo valorizados cada vez mais”, diz Frank Boiadeiro, cantor de grupo de forró incluído na programação junina da capital.

Em Imperatriz, mais artistas aprovam o apoio do governo para a promoção das festas juninas. “Por meio de parceria da prefeitura com o Governo do Estado, hoje é possível que nós estejamos aqui mantendo essa bela tradição do São João”, afirma Ozório Neto, mestre das danças mangaba e lindô, tradicionais na cidade.

Economia criativa

Apenas no São João em Imperatriz, por meio de parceria com a prefeitura do município, o Governo do Maranhão investiu R$ 150 mil. “São investimentos que geram oportunidade de lazer e movimentação econômica para toda a região”, pontua a assessora de planejamento da Sectur, Jeane Sousa.

No total, o governo investiu R$ 7,5 milhões para a realização das festas juninas este ano. “Estamos felizes de ver que muita gente está procurando os arraiais e fazendo aflorar a economia criativa nesse período”, diz o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Fonte: Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *