Confirmado: Lobão está na lista da Lava Jato

Por: John Cutrim

Após muita especulação foi confirmada a presença do senador Edison Lobão (PMDB) na lista com os 108 alvos dos 83 inquéritos que o procurador Geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF). O jornal O Estado de São Paulo teve acesso nesta terça-feira (11) aos despachos do ministro do Supremo, Edson Fachin, determinando a abertura de inquérito contra nove ministros, 29 senadores da República e 42 deputados federais.

Os inquéritos foram instaurados com base nas delações premiadas de 78 executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Segundo delações, Lobão teria cobrado R$ 1 milhão da empreiteira em relação à usina Angra 3, quando foi ministro de Minas e Energia. Pelo menos dois delatores denunciaram os escândalos de corrupção envolvendo o nome do senador maranhense. Lobão é investigado em um inquérito que investiga se um grupo de senadores do PMDB cometeu fraudes na Petrobras e, em outro, por suspeitas de desvio em obras das usinas de Belo Monte e Angra 3. Ele também já foi acusado de ter pedido dois milhões de reais para o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que iriam para a campanha de Roseana Sarney, em 2010.

O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) também está na lista e será investigado no Supremo Tribunal Federal por fatos de quando era governador do Maranhão.

A lista também atinge em cheio o governo Michel Temer (PMDB), com a abertura de investigações contra nove ministros. Também serão investigados no Supremo um ministro do Tribunal de Contas da União, três governadores e 24 outros políticos e autoridades que, apesar de não terem direito ao chamado foro privilegiado, estão relacionadas aos fatos narrados pelos colaboradores.

Os crimes mais frequentes descritos pelos delatores são de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, e há também descrições a formação de cartel e fraude a licitações.

1 pensou em “Confirmado: Lobão está na lista da Lava Jato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *