Valéria do Manin – da entrada triunfal a saída pela porta dos fundos

Comício de encerramento da campanha vitoriosa de Valéria do Manin na Arena do Viva em 2012 – Foto: Daby Santos

Quando soube do afastamento da prefeita Valéria do Manin pela justiça de Araioses, eu estava passando pela cidade de Rosário, a caminho de São Luís, em companhia do Dr. Cristino, prefeito diplomado de Araioses, que tinha um encontro agendado com o governador do estado Flávio Dino, segunda-feira, dia 12.

Apesar de ter rompido politicamente com seu pai no início deste ano e ter lutado tenazmente pela sua não reeleição, fiquei triste com a notícia. Seu retorno a prefeitura araiosense ontem (20), por conta da vontade do desembargador Ricardo Duailibe, me deu pena, pois tudo indicava que sua volta seria entendida como provocação ao povo, como de fato está sendo.

Analisando os fatos me vem à mente as imagens de euforia e de alegria do povo que insatisfeito com a gestão de Luciana Trinta, tomaram conta da campanha vitoriosa que fez dela a prefeita mais jovem do Brasil, naquele ano de 2012.

Confesso que bateu uma enorme tristeza, pois só eu e Deus sabe o quanto estive envolvido nesse movimento e quanto acreditava que ali começaria uma nova época para Araioses e seu povo. Afinal, seu pai Manin Leal, mesmo sendo um político tradicional, useiro e vezeiro de métodos nada ortodoxos, acreditava, eu, que ele iria usar toda a sua longa experiência política de forma positivo a serviço da administração da filha, que ficaria para sempre na história de Araioses.

Infelizmente, não foi isso que aconteceu, todos sabem.

O que ocorreu na gestão da jovem prefeita Valéria Cristina Pimentel Leal, que ao longo desses quatro anos foi usada e sufocada pelo pai, que em momento algum lhe deu uma só oportunidade de ser a ela mesma, a prefeita.

Alguém poderá dizer que ela é maior de idade e se fez o que fez estava sabendo. Verdade, mas como boa filha ela também acreditava ter um bom pai que jamais lhe colocaria numa situação que viesse a comprometer o seu futuro.

Manin mostrou com sobras que não é um bom pai e logo não poderia ser um bom assessor para sua filha.

Porém, pelo pouco que sei o calvário de Valéria do Manin só está começando. Fora do governo será ela – e não o pai – que vai responder por todas as inúmeras irregularidades ocorridas em seu governo.

Entrou para prefeitura de Araioses debaixo de muita festa e como a grande esperança de nosso município avançar rumo ao seu desenvolvimento. Nada disso ocorreu. O desencanto e a frustação tomou conta dos que batalharam pela grande vitória.

Valéria sai da prefeitura de Araioses deixando um lastro de dívidas que vão contribuir para o endividamento do município por longos anos. Dívidas trabalhistas, dívidas com prestadores de serviços e dívidas com fornecedores.

Os servidores do município que estão sem receber seus pagamentos estão indignados e direcionam a ela toda uma onda de indignação e revolta.

Entre a entrada triunfal, após uma das campanhas políticas mais belas já registradas na história de Araioses a sua saída pela porta dos fundos, um personagem jamais deve ser esquecido: Manin Leal, seu pai.

Pessoalmente não esperava que ele fosse capaz de fazer tanto mal a própria filha.

Ele – inelegível por vários anos – que já não pode ser mais nada acabou também com a carreira política da gestora de Araioses que sai sem deixar saudades.

Que pena, uma lástima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *