Público lotou a Praça Nauro Machado para se despedir do Mais Cultura e Turismo de férias

2016-07-30-PHOTO-00000940-1024x768

São Luís – No último dia do “Mais Cultura e Turismo” do mês julho, a Praça Nauro Machado recebeu uma programação diferenciada. O público teve a oportunidade de assistir a recitais de leitura de cordel em alusão ao dia 1º de agosto que é comemorado o Dia do Poeta da Literatura de Cordel, deixando todos encantados com as manifestações culturais do Maranhão. A iniciativa é uma realização do Governo do Maranhão juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Prova disso foram os repentes da dupla Pedro e Igor, que realizaram uma apresentação baseada no improviso cantado, alternado entre um e o outro. Além disso foi realizado o relançamento do livreto “Como ganhar as eleição” de Paulinho Nó Cego, que faz analise crítica ao período de campanhas políticas em formato de cordel. A noite não poderia ser mais poética com os recitais dos poetas Tibúrcio Bezerra, Raimunda Frazão e Moisés Nobre.

Fundada em 2007 a pedido do pároco da igreja de São Sebastião, em Açailândia, a quadrilha junina Matutos do Rei possui uma coreografia contagiante, músicas de cunho político com tom de crítica social foi a apresentação do Grupo Junino Matutos do Rei, do município de Açailândia. O grupo realiza suas apresentações em um estilo diferente das quadrilhas tradicionais, já que envolve cenário, roupas com bordados, cores brilhantes e chamativas. Além de fazer com que o público participasse das cantorias e da brincadeira.

Para o presidente da quadrilha Jonhathan Polary a as danças são uma releitura das tradicionais de roça, onde envolvem uma grande equipe para produção de todo o espetáculo.

Foto-4-Handson-Chagas_31.07.2016_mais-cultura-e-turismo-1024x617

Além do Espigão, a programação se estendeu à Praça Nauro Machado, no Centro Histórico e à Praça da Lagoa da Jansen. Foto: Handson Chagas/Secap

“Passamos cerca de nove meses ensaiando para nos apresentar tanto no Maranhão quanto em outros estados, nós nos sentimos privilegiados por estarmos aqui já que acreditamos que é uma forma de reconhecimento dos nosso trabalho e esforço. Estarmos aqui e chamar atenção tanto da população e dos turistas que nos visitam é muito gratificante para todos nós, já que a nossa intenção é mostrar o nosso trabalho”, falou o Jonhathan Polary.

A estudante de engenharia, Amanda Vasconcelos, disse que ficou impressionada com toda a apresentação da Nauro Machado, já que nunca tinha visto tantas variedades em uma só noite. O que mais chamou a atenção da jovem estudante foi sem dúvidas a apresentação do Grupo Junino Matutos do Rei.

“Fiquei impressionada com a apresentação, os brincantes não estavam ali só por dançar podíamos ver a alegria já que todos eles cantavam bem alto cada canção. Foi uma apresentação magnífica, tinha cultura e o senso crítico em cada uma das canções”, falou a estudante.

Mais cultura e turismo

Durante a noite especial não poderia ficar de fora uma das manifestações culturais maranhenses mais importantes , o tambor de crioula. Quem esteve se apresentando foi o grupo Tambor de Crioula da Fé em Deus, que fez o público presente também entrar na dança e rodar as saias. Logo em seguida o bumba-meu-boi ficou por conta do Boi de Sonhos que fez quem estava presente ficar paralisado com tanta beleza das indumentárias e cores vibrantes das penas das índias.

Foto-1-Handson-Chagas_31.07.2016_mais-cultura-e-turismo-300x197A noite fechou com chave de ouro ao sons das matracas e pandeirões do Boi de Maracanã, com mais de 1000 integrantes, entre rajados, índias, caboclos reais, músicos e organizadores, é um dos dois maiores e mais conhecidos conjuntos tradicionais do estado. Tendo se apresentado ao longo de seus 100 anos de história por todo o estado do Maranhão e região Nordeste do país, desde a década de 70 tem representado a cultura maranhense através do governo do estado em eventos culturais no Rio, São Paulo e exterior.

De acordo com o secretário da Sectur, Diego Galdino, a realizar uma programação diferente com objetivo dos turistas conhecerem um pouco mas sobre a nossa cultura e tradição deixa o maranhense muito feliz. “O projeto tem contribuído para que a economia viesse girar durante esse período, e pensando nisso estamos estudando a possibilidade de estendermos esta ação para os próximos meses”, ressaltou.

O ‘Mais Cultura e Turismo’ é realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Nestas férias de julho o projeto tem sido realizado aos fins de semana, às sextas-feiras na Praça Nauro Machado e aos sábados e domingos na Praça da Lagoa e no Espigão Costeiro.

Fonte: Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *