Governo investe em educação e entrega escolas em mais quatro cidades

dino-escolas1

Escolas da rede estadual de ensino foram completamente recuperadas nas cidades de Alcântara, Vitória do Mearim, Lago da Pedra e Pinheiro – Fotos/Divulgação

Os estudantes maranhenses de mais quatro cidades do estado foram beneficiados com o processo de recuperação e reforma de quatro escolas da rede estadual de ensino. A entrega das unidades foi realizada nesta sexta-feira (29) beneficiando mais 2.394 alunos. Esta é a terceira etapa de entregas, somando 43 escolas reconstruídas e beneficiando um total de 24.739 estudantes. Os investimentos realizados pelo Governo do Estado fazem parte do programa Escola Digna.

dino-escolas2

O secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, representou o governador Flávio Dino na cerimônia de entrega do Centro de Ensino Aquiles Batista Vieira, em Alcântara. Ele destacou que ao todo serão completamente recuperadas 63 escolas e que o governador está tratando a educação como prioridade para o desenvolvimento de um Maranhão mais justo e com oportunidade para todos os maranhenses.

“A educação é o único caminho para a melhoria da qualidade de vida do povo maranhense. Por isso, a recuperação da escola Batista Vieira, aqui em Alcântara, é mais um marco do Governo do Estado para a comunidade escolar, professores e alunos, e a todos aqueles que precisam da educação. Esta escola tem todas as condições de fazer a nossa juventude de Alcântara crescer e ter um futuro maravilhoso pela frente”, afirmou Marcelo Tavares.

dino-escolas4Mauro Brito, gestor da escola, ficou emocionado com a recuperação do prédio. Ele estudou na instituição na década de 80 e depois retornou à escola como professor. “Na década de 90 eu retornei e prestei concurso para lecionar na escola. No ano passado, fui eleito a gestor. Nessas três décadas, existiram diversas situações, tendo que usar escola emprestada pela Prefeitura ou prédios alugados pelo Estado. No entanto, com a reforma realizada agora por essa gestão, com a climatização dos ambientes e melhoria na parte hidráulica e elétrica, nós estamos com esperança de resgatar o nosso alunado e a expectativa deles”, comentou.

Layanna dos Santos Soares cursa o Ensino Médio na escola e afirmou que o novo ambiente estimula a vontade de estudar. “Antes dessa nova estrutura, os professores, e nós alunos, tínhamos dificuldades. Na sala de aula, o sol invadia e não conseguíamos enxergar o que estava escrito no quadro. Outro ponto foi a climatização, que acabou com a agonia que tínhamos por conta do calor. Era desumano e chegávamos a adoecer. Com essa melhoria, o ritmo de aprendizado será outro”, disse.

Em Pinheiro, foi entregue o Centro de Ensino José Anchieta. A adolescente Jessica de Cássia, aluna do Ensino Médio, contou que as melhorias darão uma nova oportunidade ao alunado. “Essa reforma está sendo muito importante, pois antes, com a quebra de um ventilador, ou mesmo por falta de estrutura, a gente era liberado mais cedo ou não tinha aula. Agora com a reforma, o estímulo é maior para o nosso aprendizado”, afirmou.

O sentimento de realização com as obras também foi partilhado pelos estudantes do Centro de Ensino Estado do Espírito Santo, em Vitória do Mearim. Os alunos destacaram as condições dignidade e conforto. “Está muito bom agora. Até quando eu cursei o 1º ano a gente não tinha uma escola estruturada. Não tinha ventilação, fazia muito calor, até a lousa era ruim e o teto também precisava de reforma”, relatou Nayara Coelho, que está no 2º ano do Ensino Médio.

dino-escolas3

A entrega da escola na cidade de Vitória do Mearim foi acompanhada pelo subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, que destacou a mudança realizada pelo governador Flávio Dino no modelo da gestão estadual. “Essa entrega representa o forte investimento do Governo do Maranhão na educação, que apenas em termos de estrutura física irá construir 300 escolas para substituir escolas de taipa e reformar e reconstruir 60 escolas até o mês de agosto”, frisou.

Em Lago da Pedra, o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, esteve presente na entrega do Centro de Ensino Cristóvão Colombo. A unidade não recebia reforma há 13 anos e assim como as demais escolas teve reforma completa da estrutura com telhados e pisos recuperados, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, instalações de ar condicionado nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas e de luminárias, dentre outros serviços.

O amplo processo de recuperação e reconstrução das escolas da rede estadual de ensino está sendo coordenador por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Por Izabella Silveira e Diego Rodrigues

Fonte: Secap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *