Sem terceira via Água Doce continuará com Rocha Filho ou retornará para Elimar

Mensagem de Natal da família Dias

Mensagem de Natal da família Dias

O município de Água Doce do Maranhão foi desmembrado de Araioses em 1996. Logo em seu primeiro ano como unidade municipal independente houve eleição e o eleitorado daquela nova cidade quis como primeiro prefeito o comerciante Francisco Linhares, popularmente conhecido como Chico da Loja.

Em 2000 ele se reelegeu e teve um segundo mandato muito conturbado sendo afastado do cargo por duas vezes e retornado a ele por decisão da justiça de São Luís.

Eliomar que havia perdido a disputa contra Chico vence as eleições de 2004 e se reelege em 2008. Não conseguiu eleger seu sucessor, o primo Joaquim Dentista em 2012, que perdeu a prefeitura para Rocha Filho, que vinha de três derrotas seguidas.

Prefeito Rocha Filho

Prefeito Rocha Filho

O histórico dos dois primeiros prefeitos se reelegerem fez nascer um tabu que  ao politizarem a palavra ela passou a ser entendida como algo que não possa ser mudado ou derrotado.

Como ocorreu na eleição passada, onde não houve uma terceira via, tudo indica que a disputa pela prefeitura da cidade águadocense mais uma vez será entre Rocha Filho e Eliomar Dias. Rocha vai tentar a reeleição acreditando que o tabu possa ser mantido e Eliomar por está inelegível apresentará a esposa Rosário Dias.

Segundo os observadores da política de lá, Rocha Filho é um prefeito muito impopular e é muito comum se ouvir alguém dizer que ele não se reelege de forma alguma. Porém, não se pode deixar de levar em consideração que o poder de fogo de quem tem as chaves do cofre da prefeitura é muito grande. Isso só não funciona quando o povo não quer mesmo – o que parece ser – e do lado oposto exista uma alternativa muito popular, como é o caso de Rosário Dias.

Fora desses dois grupos não parece haver alternativa o que se conclui que sem uma terceira via, Água Doce continuará com Rocha Filho ou retornará para Eliomar.

Em tempo: Adversários do ex-prefeito Eliomar Dias dizem que sua esposa Rosário Dias, também estaria inelegível e que nesse caso a candidata seria Thalita, uma de suas filhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *