Governo oficializa novos investimentos em gás e energia para o Maranhão

dino-maranhao-energia1

Governo Flávio Dino, ao lado de representantes da empresa Gasen Energia e dos secretários estaduais Simplício Araújo (Indústria e Comércio), Crisálida Fonseca (Minas e Energia), Felipe de Holanda (Programas Especiais), o presidente da Emap, Ted Lago – Fotos/Karlos Geromy

Por Letícia Fagundes

A empresa Gasen Energia oficializou nesta quinta-feira (17) junto ao Governo do Estado e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) protocolo de intenções para a construção e operação de um berço dentro do Porto do Itaqui para recebimento de gás natural, passagem e outorga de servidão do gasoduto, bem como a construção de uma Usina Termoelétrica (UTE) no novo Distrito Industrial maranhense.

As novas políticas de incentivo empresarial atraem, a cada dia, investimentos para o Maranhão. O governador Flávio Dino avalia positivamente o interesse da empresa em estudar a viabilidade, licenciar e, caso viável, instalar uma Usina Termoelétrica (UTE) no Maranhão. Para Flávio Dino, o parque energético contribuirá para o desenvolvimento econômico, industrial e social do estado.

dino-maranhao-energia2

“Estamos muito animados com as perspectivas de desenvolvimento no Maranhão. Vamos agora estudar a viabilidade técnica, desenvolver projetos e estudos na área de gás e energia pro estado. Nós acreditamos muito no Maranhão e por isso oficializamos este acordo com o estado”, disse Alessandro Carraro, diretor da Gasen.

O presidente da Emap, Ted Lago, acredita que a movimentação através do berço contribuirá para o aumento da produtividade portuária, visando atender a demanda do Maranhão por gás natural e abrindo novas oportunidades de investimentos para o estado. O berço proporcionará nova alternativa logística e econômica para o recebimento de cargas de Gás Natural Liquefeito no Porto do Itaqui.

O termo firmado aponta o interesse público em energia para o Maranhão, contribuindo para a atração de indústrias, geração de empregos diretos e indiretos e aumento da arrecadação tributária para o desenvolvimento do estado.

O secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, acredita que essa é uma nova formatação do setor industrial, onde o Porto do Itaqui se configura como o local ideal para esse tipo de empreendimento. “O acordo de intenções possibilita novos estudos e a possível implantação de uma nova matriz energética, viabilizando novos negócios para o estado”, finalizou Simplício.

Participaram do ato, os secretários estaduais Simplício Araújo (Indústria e Comércio), Crisálida Fonseca (Minas e Energia), Felipe de Holanda (Programas Especiais), o presidente da Emap, Ted Lago e representantes da empresa Gasen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *