Deputada Ana do Gás preside audiência pública em Araioses

C-B-H-Rio-Parnaíba1

Dando continuidade às audiências públicas para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, a presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada estadual Ana do Gás (PRB), abriu os trabalhos da audiência pública realizada na quarta-feira, 5, na cidade de Araioses,  no Baixo Parnaíba.

C-B-H-Rio-Parnaíba4

Deputada Ana do Gás, da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão presidiu a audiência.

Acompanhada dos deputados Rafael Leitoa (PDT) e Cristovam Filho (PSL), de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, dos comitês de bacias dos rios Munim e Mearim, de prefeitos, secretários e vereadores de cidades da região, usuários e sociedade civil organizada, a parlamentar falou da importância dos encontros que estão sendo realizados para discutir a gestão da água no estado. “As audiências estão acontecendo para chamar a sociedade a participar desse grande parlamento, onde estamos ouvindo e debatendo as questões e, uma vez unidos, lutarmos em prol da criação do Comitê de Bacia do Rio Parnaíba”, declarou a presidente da comissão.

C-B-H-Rio-Parnaíba3

Deputados Rafael Leitoa, Deputada Ana do Gás e o prefeito de Barreirinhas Léo Costa no momento que a prefeita de Araioses Valéria do Manin, subscreveu o termo para a criação do Comitê.

Depois de ouvir as perguntas dos inscritos, a mesa técnica respondeu aos questionamentos dos presentes. Em seguida, os prefeitos Leo Costa (Barreirinhas), Valéria Leal (Araioses), José Augusto (Milagres do Maranhão), Omar Furtado (Brejo), Sebastião Araújo Moreira (Santa Quitéria) e José Raimundo da Costa (São Bernardo) subscreveram o termo para a criação do Comitê, que será apresentado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos e aguardar sansão da Presidência da República.

Participaram ainda do evento a ex-prefeita de Araioses, Luciana Trinta; o procurador local, Alberto Loiola; o coordenador do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Antônio Lobato; o diretor do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Avelar Damasceno; associação de produtos rurais e donas de casas; clubes de mães; colônia de pescadores; além de estudantes e comunidade em geral.

Assinaturas

Até agora, com a realização das audiências públicas de Balsas e Araioses, foram recolhidas treze assinaturas de prefeitos maranhenses. “Estão faltando agora apenas quatro adesões para concluirmos esta etapa da criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba e tenho certeza que em Timon, na última audiência, ainda este mês, iremos obter o êxito de termos feito nosso dever de casa em busca de uma gestão participativa e sustentável de nossos recursos hídricos”, comemorou a deputada.

O Maranhão tem 39 municípios dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, que percorre ainda os estados do Piauí e Ceará. Os outros estados banhados pelo Velho Monge, como é conhecido o Parnaíba, já criaram seus comitês e estão avançados na luta por um plano de gestão.  “Sem os comitês o estado perde recursos que poderiam ajudar a distribuir melhor a água, a despoluir os rios e a implantar projetos de desenvolvimento e preservação dessa importante bacia”, finalizou a parlamentar.

C-B-H-Rio-Parnaíba7

C-B-H-Rio-Parnaíba6

C-B-H-Rio-Parnaíba5

Da Assessoria de Comunicação da Deputada Ana do Gás

Fotos: Daby Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *