Sem união “Filhos de Araioses” dificilmente chegarão ao poder

filhos-de-araioses

Professor Cacá, Carlão, BBA, Expedito Coutinho, Manoel da Polo, Dr. Leonel e Dr, Cristino após reunião dos “filhos de Araioses”

“Filhos de Araioses” é como tem sido chamado os seguimentos políticos liderados pelo vereador Manoel da Polo, pelo comerciante Bernardinho Almeida (BBA), pelo médico Dr. Cristino e a vereadora Jacira Pires, que são apontados como pré-candidatos a prefeitura de Araioses nas eleições do ano que vem.

Individualmente é muito improvável que consigam sucesso em suas empreitadas. Porém, se resolverem colocar Araioses acima de seus interesses pessoais, vestirem o manto da união e marcharam juntos, a tarefa embora muito difícil, terá muitas possibilidades de vitória.

Mais difícil do que ganhar as eleições parece ser a possibilidades de todos estarem no mesmo palanque em 2016.

Manoel da Polo que disputou um mandato de deputado estadual nas eleições do ano passado ficando em segundo lugar da disputa em Araioses, perdendo apenas para Max Barros, o candidato de Manin Leal, vem afirmando com muita convicção que será candidato.

Tentou fechar logo um acordo com os outros pré-candidatos, mas recebeu deles a resposta que estava muito cedo para se apontar logo o cabeça-de-chapa, que essa decisão fosse tomada apenas a partir de janeiro do ano que vem.

Dos quatros, Bernardinho Almeida é o que parece ter a melhor estrutura financeira no momento. Comerciante no ramo de material de construção bem sucedido em Araioses, ele vem dizendo que para outro não, mas se o candidato for ele não vai faltar recursos para tocar a campanha.

Tem procurado dedicar seu tempo a visita pelos povoados de Araioses vendendo seu projeto político. Na questão partidária começou com o partido (PP) do deputado Valdir Maranhão, mas acabou ficando no PTB, partido de Marcio Machado.

Dr. Cristino embora não seja natural de Araioses tem toda uma identificação com a cidade, onde exerce o ofício da medicina há várias décadas. Trazido para cá pelas mãos do ex-prefeito Zé Tude, já teve uma experiência com as urnas quando disputou um mandato de vereador em 1996. Teve até uma boa votação, mas seu partido na época, o PDT, não conseguiu o quociente eleitoral. Adota uma postura moderada e tem tendência a apoiar outra candidatura.

jacira-pires

Ex-vereador Paulo Cardoso, ex-vereador Zé Choco, vereadora Jacira Pires (em pé); Felipe Pires, Neto Carvalho (ex-prefeito de Magalhães de Almeida) sua esposa Sâmia Moreira atuaram juntos nas eleições de deputado do ano passado.

Única mulher desse movimento, a vereadora Jacira Pires é a que está há mais tempo na estrada. Seu seguimento político vem mantendo um mandato de vereador por Araioses desde as eleições de 1992, quando seu esposo Felipe Pires se elegeu vereador pela primeira vez. Foi reeleito em 1996 e 2000.

Em 2004 ele disputou e perdeu a eleição como vice de Luciana Trinta, porém Jacira Pires conquistou o primeiro mandato de vereadora sendo reeleita em 2008 e 2012. Seu grupo teve Bruno Pires como vice-prefeito de Chagas Paixão e Felpe Pires, seu marido foi vice-prefeito no mandato da ex-prefeita Luciana Trinta.

Ao longo desses anos todos, antes sem mandato e depois com, a vereadora com base eleitoral na região do Remanso, já prestou ajuda na área de saúde a muita gente de Araioses graças aos seus conhecimentos e relação de amizade com muitos médicos e donos de clínicas em Parnaíba/PI. Não vai ser difícil encontrar um desses que não diga que graças a Deus e a ela conseguiu escapar da morte.

É um dos bons nomes para disputar a prefeitura araiosense, mas já disse que não vai impor sua candidatura e que vai esperar até janeiro um posicionamento do povo.

Em outras palavras se ela perceber que tem na disputa um nome melhor do que o dela, apoiará esse.

A grande maioria do eleitorado araiosense, como já é tradição, se mantém calado esperado a hora para se manifestar. As manifestações sobre esse ou aquele candidato ocorrem apenas entre os que vivem política no dia a dia. São pessoas que dão palpite e apontam favoritos.

Esse eleitor calado que aguarda o momento certo para decidir em quem vai votar, dificilmente distribuirá votos em todas as direções.

Parte deles vão votar em quem já está no poder e os que não querem a reeleição de Valéria do Manin, em sua maioria vão despejar seus votos no candidato ou candidata que melhores condições tiver de derrotá-la.

Tem sido assim, mas só o tempo dará a resposta.

1 pensou em “Sem união “Filhos de Araioses” dificilmente chegarão ao poder

  1. É triste que a imprensa e grande parte da classe politica pense nesta forma de se fazer politica.Quando nós araiosenses passamos a escolher nossos representantes pelo poderio financeiro de cada candidato, o município virou esta bagunça.Ninguém pode votar em candidato que não tem dinheiro pra comprar voto e sim num que tem apoio de prefeitos da região ou empresários, pra depois o município ficar neste caus. É lamentável que a imprensa se posicione desta forma em vez de fazer o seu papel que é de mostrar e orientar o eleitor a escolher livremente os seus representantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *