Os médicos e o fascínio pela política

Sendo verdade as informações de que o Dr. Cristino será mesmo o companheiro de chapa do vereador Manoel da Polo, para disputar a prefeitura de Araioses nas eleições do ano que vem, vamos ter o retorno de um dos médicos mais populares da cidade na política araiosense.

Não será a primeira vez que o Dr. Cristino vai tentar um mandato eletivo em Araioses, uma vez que ele já foi candidato a vereador nas eleições de 1996.

Também é bom que se diga – principalmente as gerações mais jovens – que Cristino não é o único médico a ter fascínio pela política, já que antes dele outro médico, o Dr. Kleber Coutinho, também muito popular, tentou por várias vezes um mandato de prefeito de Araioses.

Outro fato comum aos dois é que ambos foram trazidos de suas cidades para exercer a medicina em Araioses, pelo ex-prefeito José Cardoso do Nascimento, o Zé Tude. Kleber Coutinho atuava em Parnaíba, mas é de Campo Maior/PI e Dr. Cristino de uma cidade do interior do Maranhão.

Kleber Coutinho chegou aqui no primeiro mandato de Zé Tude (1977 a 1982) e Cristino Gonçalves na segunda vez que ele administrou Araioses: de 1989 a 1992. Mais um fato comum entre eles é que ambos romperam com Zé Tude para seguir carreira solo na política araiosense. Ambos fracassaram.

Kleber Coutinho disputou mandato de perfeito nas eleições de 1982, 1988 e 1992, sendo essa última a mais falada de todos já que há certeza de muitos de que ele ganhou no voto, mas um juiz corrupto que fazia tudo o que Zé Tude queria, deu a vitória daquelas eleições para o ex-prefeito Vicente de Paula Moura, que por ter feito um bom governo, acabou justificando o dito popular de que “Deus escreve certo por linhas tortas”.

A fraude e o roubo foram tão escandalosos, que após a coligação de Kleber Coutinho pedir a recontagem dos votos o juiz corrupto mandou queimá-los. Nessa eleição, outro fato de menor relevância, mas marcante também: um candidato a vereador que ficou na 5ª suplência depois de contados os votos acabou sendo “eleito” depois que o mesmo, juiz atendendo a um pedido “suplicante” da mãe do moço, ordenou que fosse tirado votos nulos e em barco de algumas sessões, até que ele ultrapassasse Mario Garcez, último eleito da coligação de Kleber Coutinho.

Durante muito tempo Mário Garcez tinha como certo de que quem lhe tinha “roubado” o mandato fora o vereador Felipe Pires, vereador eleito pela primeira vez naquela eleição.

Já o Dr. Coutinho só tentou um mandato, o de vereador, em 1996. Foi o mais votado do partido (o PDT) naquela eleição, mas não foi eleito porque a sua legenda não conseguiu o quociente eleitoral.

Alertado do risco de que esse fato poderia acontecer, ele bateu nos peitos e disse que sozinho conseguia votos para superar o quociente eleitoral.

A derrota deixou o Dr. Cristino muito desapontado com o povo araiosense e nunca mais até agora, tentou novamente um mandato político.

Porém, o fascínio que os médicos costumam ter pela política parece ter acendido uma nova luz de esperança na mente de um dos melhores médicos que já atuou em Araioses.

Numa cidade onde o povo precisa mais de médico do que de político tudo pode acontecer e o médico com mais tempo em Araioses corre um grande risco de se desapontar novamente.

A não ser que o quadro da política atual mude e mude muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *