Inicialmente pensei que se tratava de uma piada de mau gosto, mas não era. Um amigo, vereador do grupo de Manin Leal, acabara de me dizer que Marcio Machado, uma das 12 pessoas condenados pela Justiça pelo escândalo das estradas-fantasmas, era o coordenador da campanha de Edinho Lobão em Araioses.
Creio que se os rumos dessa história não mudar Flavio Dino ganha as eleições em Araioses, município que em nenhuma eleição um candidato da oposição ao governo do Maranhão sequer teve uma boa votação. Sempre o candidato ou candidata da Família Sarney levava praticamente todos os votos, como se fosse uma eleição de candidato único.
No entanto, já se percebia claros sinais de que nessas eleições a história poderia ser diferente, onde Flavio Dino aparecia com grandes possibilidades de ter uma votação como nenhum outro candidato da oposição teve até hoje.
Porém, com a indicação do homem condenado no processo das estradas fantasmas, a vitória de Flavio Dino não será nenhuma surpresa. Tão logo a notícia se espalhou pela cidade várias lideranças políticas, entre elas vereadores e ex-vereadores que já estavam inclinados a apoiar o filho do Lobão, mudaram de ideia e estão dizendo claramente que vão votar em Flavio Dino.
Márcio Machado não é de Araioses, mora em São Luís e não tem liderança política nenhuma no município. Se Edinho ganhar as eleições em Araioses ele vai dizer que os votos são dele como costuma fazer.
A custa do trabalho dos outros ele conseguiu duas boas votações (2006 E 2010) para o deputado Pedro Fernandes, que depois ele passou a dizer em todos os cantos que os votos era ele que tinha dado ao candidato.
Na eleição municipal de 2012 sua atuação por aqui foi apagadíssima. Seu primo que foi candidato a vereador ficou longe do mandato e seu postulante ao cargo de prefeito não teve nem mil votos.
De São Luís viu logo que seus candidatos seriam massacrados – como foram – e não apareceu aqui nem para votar.
Márcio Machado e mais onze parceiros, foram condenados pela Justiça à pena de prisão, pagamento de multa, além da devolução de três milhões e trezentos e quarenta mil reais divididos, proporcionalmente, entre os doze. Já recorreram da decisão e aguardam o recurso em liberdade.
Segundo o MP/MA, o Estado do Maranhão, na época governado por José Reinaldo Tavares, pagou pela construção de estradas que nunca saíram do papel.
Flavio Dino não poderia ter melhor cabo eleitoral em Araioses.
Pingback: Nem sempre 7 é conta de mentiroso | Blog do Daby Santos