GESTÃO PARTICIPATIVA É PARTE DA AGENDA DA SECRETARIA MUNICPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAIOSES

Fazer uma gestão em que pais e mães de alunos e toda a comunidade escolar se conscientizem do papel da família e reconheçam até onde se aplica a responsabilidade da escola tem sido um dos desafios da Secretária de Educação de Araioses Jaqueline Pimentel.

Incentivar o diálogo e estimular a percepção de que a escola é um ambiente coletivo, cujos principais responsáveis são os próprios moradores da localidade em que a escola está inserida é um aspecto que permeia as discussões e o debate dos presentes às reuniões.

Neste dia 09 de junho, Jaqueline Pimentel esteve na localidade Canto do Saco e no Povoado Carnaubeiras participando de reuniões com pais e mães para estimular o alinhamento dos interesses escolares e fomentar as oportunidades de melhorias demandas pela educação Araiosense.

Na comunidade Canto do Saco também esteve presente à reunião o psicólogo do CREAS, órgão ligado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Ação Social, Rômulo Rocha, tratando do tema Relações Familiares.

semea-gestao1Reunião Pais e Mães do Canto do Saco.

No turno vespertino a reunião de pais e mães foi na localidade Carnaubeiras e o resultado foi uma participação efetiva de toda a comunidade escolar e dos Professores e Gestores Escolares das três escolas convidadas.

Temas como fardamento, água na escola, metodologias educacionais e o papel da família estiveram na pauta e para todos eles foram mitigadas todas as dúvidas e discutidas as possibilidades de soluções, sempre levando em consideração a viabilidade e a disponibilidade de recursos.

Novamente a Secretária Jaqueline Pimentel destacou o papel da família e pediu o compromisso de todos com as causas educacionais no que foi prontamente atendida tendo o sim dos presentes.

semea-gestao2Reuniões realizadas com os pais e mães de Carnaubeiras.

Muitas mães afirmaram estar satisfeitas com o desempenho da escola, no que a Secretária destacou a importância de que os pais determinem a utilização do fardamento escolar para os seus filhos e que a escola exigirá o uso do fardamento; que acompanhem as atividades escolares que devem ser respondidas em casa; que se façam presentes nas reuniões da escola e que tirem dias em suas agendas para assistirem às aulas dos seus filhos e que atentem para três regras de ouro na educação familiar: ter Deus na família (desenvolver valores Cristãos); manter um ambiente de disciplina e vigiar sempre cada passo e cada ação ou atividade desenvolvida pelos filhos, ou seja, se fazer presente e acompanhar o que o filho/filha tem feito.

O resultado geral foi positivo e estimulou novas participações.

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *