Onze fogem de cadeias maranhenses nos últimos três dias

Quatro detentos fugiram do Presídio de Pedrinhas neste domingo (30).

Outros oito fugiram de delegacias do interior do MA nos últimos dois dias.

Do G1 MA

Quatro detentos fugiram do Presídio São Luís I, que faz parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na madrugada deste domingo (30), segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciára do Maranhão. Outros oito fugiram de delegacias do interior do estado nos últimos dois dias, totalizando 11 fugas em menos de uma semana.

O secretário Sebastião Uchôa confirmou a fuga ao G1 e explicou que o túnel ligava a cela 14 do Bloco B do presídio às guaritas do complexo penitenciário. A suspeita é de que os detentos tenham saído do túnel e pulado o muro da unidade prisional sob a vista dos guardas.

“Já pedimos o afastamento dos guariteiros, que são terceirizados, porque a saída é próxima às guaritas. Vamos abrir sindicância para apurar se houve conivência ou negligência da administração das unidades e, caso seja comprovado, pediremos afastamento imediato da direção”, avisou Uchôa, que fez questão de lembrar que, este ano, já foram descobertos oito túneis em Pedrinhas.

Fugiram do Presídio São Luís I os detentos Tiago Cruz da Silva, Ismael de Jesus Campos Abreu, Francisco das Chagas Cosmo da Costa e Rafael Santos da Silva, segundo a secretaria. Dois deles cumpriam pena por tráfico de drogas e dois por roubo.

Um túnel com cinco metros de comprimento foi descoberto na madrugada de sábado (29) no Centro de Detenção Provisória (CDP), que também faz parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. De acordo com informações da polícia, a escavação foi achada após revista feita pelos agentes, durante a qual também foram encontradas drogas e armas de fabricação caseira.

Outras fugas
Com a fuga, sobe para 11 o número de presos que fugiram de cadeias maranhenses nos últimos três dias. Na madrugada de sábado (29), três presos fugiram da Delegacia Regional de Cururupu, a 485 km de São Luís, após serrarem as grades e cadeados da cela. Até o momento, nenhum deles foi recapturado.

Na madrugada de sexta-feira (28), quatro dos sete homens que estavam presos em uma das celas da Delegacia Regional de Grajáu, no sul do Maranhão, fugiram da unidade prisional por meio de um buraco feito na parede da cela. Também não há pistas dos foragidos até o momento.

Às 11h47, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciára do Maranhão encaminhou nota à imprensa esclarecendo o caso. Leia a íntegra da nota abaixo:

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que a polícia está realizando incursões para recapturar quatro detentos que fugiram do Presídio São Luís I, em São Luís, na madrugada deste domingo (30).

Informa, ainda, que os detentos Tiago Cruz da Silva, Ismael de Jesus Campos Abreu, Francisco das Chagas Cosmo da Costa e Rafael Santos da Silva estavam na cela 14 do bloco B e conseguiram fugir utilizando um túnel escavado no local.

A Sejap abriu sindicância para investigar as circunstâncias do ocorrido e apurar responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *