22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA – NÃO VIVEMOS SEM ELA!

As escolas de Araioses não deixaram passar em branco o dia 22 de março – Dia Mundial da Água.

A referência a este dia remete ao compromisso que cada ser humano deve ter com este bem tão essencial e muitas vezes tão pouco valorizado.

No mundo todo, os ciclos da riqueza sempre estiveram sustentados pelos minerais. Primeiro tivemos o ciclo do ouro, vivemos atualmente o ciclo do petróleo e estamos em uma transição em que a principal riqueza mundial será a água.

Ocorre que ouro e petróleo são substituíveis, riquezas sem as quais conseguiremos viver. A grande questão é: conseguimos viver sem água?

Cada vez mais o investimento tem sido em educar os seres humanos já desde a primeira infância, de modo a formar cidadãos conscientes da importância das riquezas naturais, em especial, da água.

dia-da-agua

Reconhecer este dia não é apenas mera formalidade, mas sim, uma preocupação genuína é o que fará a diferença. É preciso sair do discurso, afinal, muitos são os exemplos que temos no mundo todo. Países Árabes precisam decantar água do mar para conseguir água potável; na Europa, a escassez de água demandou a tomada de medidas extremas no tocante ao consumo; em parte da América, aumentar o valor da água foi a saída encontrada para minimizar o consumo.

E no Brasil? Temos uma crise instalada: apagões resultantes da baixa carga de água; escassez em várias partes e racionamento. Precisamos preservar este bem enquanto ainda temos tempo!

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *