III JORNADA PEDAGÓGICA DE ARAIOSES – PRIMEIRO DIA

Teve início no dia 22 de janeiro deste ano de 2014 a III Jornada Pedagógica do município de Araioses.

Programada para acontecer nos dias 22, 23 e 24 trazendo como tema “Planejamento e Avaliação”, esta Jornada teve a participação mais que relevante da Secretaria de Educação do Estado – SEDUC e do Instituto Federal do Maranhão – IFMA.

A dinâmica deste ano de 2013 em que a antecipação do início das aulas acelerou todo o processo de planejamento não tirou o brilho e nem fez deste evento menos importante que os dois anteriormente realizados.

A abertura no dia 22 em todos os pólos ao mesmo tempo, contou com a participação da Prefeita Valéria do Manin na Escola Tudes José Cardoso, momento em que a Prefeita de Araioses proferiu belo discurso que dentre outras reflexões, deu a tônica do seu papel enquanto executiva municipal fazendo um resgate de todas as ações realizadas na educação de Araioses em 2013 e fazendo projeções para 2014.

semea-3jornada

Destacamos alguns pontos relevantes da fala da Prefeita e que merecem ser lembrados por muitos Araiosenses que insistem em não reconhecer o quanto em um ano este município evoluiu em educação e em práticas inovadoras para alcançar melhores resultados.

“…estamos aqui, praticamente no nascer do ano de 2014 e essa possibilidade de renovar, de fazer melhor, sempre nos impulsiona à reflexão. Em 2013, concedemos o aumento integral à todos os professores, reduzimos a carga horária do fundamental maior de 20 para 13 horas, aprovamos gratificação por titularidade para os professores cuja documentação atendia às prerrogativas legais, realizamos o recadastramento e distribuímos professores sempre com cuidado para mantê-los próximo aos seus locais de origem, ou ainda, para que ficassem em uma única escola quando tivessem carga horária de 40 horas.

Concedemos condições especiais aos professores em que os estados de saúde não favorecessem a presença e o desgaste da rotina de sala de aula, aprovamos a comissão de elaboração da avaliação de desempenho e ainda em 2013 aprovamos este modelo de avaliação. Estimulamos um ambiente escolar de paz, de respeito ao trabalho do professor e de harmonia. Mas ainda foi pouco. Para os que não compreendem que temos um município com muitas necessidades e cujas demandas não são centradas em uma única área, não fizemos nada.

Em 2014, teremos as progressões sendo concedidas conforme manda a Lei, não apenas beneficiando alguns, mas sendo tratadas de modo igual para todos; aplicaremos o aumento salarial também com o foco no que estabelece a lei; reduziremos a carga horária do ensino infantil e fundamental menor para 13 horas e manteremos o foco em uma educação de qualidade. Ainda assim, é pouco. Talvez a pergunta que deva ser feita neste momento é: pouco para quem? E qual é a medida do muito? “Para os que não querem ver a verdade, com certeza, algo que nunca será alcançado.”

Neste momento a Prefeita falava apenas dos benefícios e dos cuidados tidos com a Educação no que diz respeito aos professores. Coube à Secretária de Educação, Jaqueline Pimentel, informar aos presentes o quanto foi implementado de projetos em 2013, o que foi desenvolvido de melhorias escolares e o quanto a atual gestão se empenhou em garantir educação de qualidade para todos os Araiosenses da Rede Pública Municipal.

Ainda continuando sua fala, a Prefeita Valéria destacou o quanto preza pelo diálogo e também deixou claro que buscará cada vez mais criar métricas e instrumentos que efetivamente contribuam para valorizar os bons professores, fazendo assim com que a meritocracia seja algo real em Araioses.

“..Quem ocupa a minha posição nem sempre toma medidas simpáticas. não pretendo governar com o olhar na próxima eleição, mas sim, com vários olhares para as reais necessidades da população, para o que é justo e para a busca de fazer sempre melhor.

Para mim, neste segundo ano de governo, já valeu pela experiência vivida, pela aprendizagem que me transforma a cada dia e pela certeza de que continuarei tomando decisões baseadas no diálogo.

Professores e professoras, estejam certos de que o meu gabinete estará sempre aberto para todos vocês e que sempre que se faça necessário, estarei disponível para receber uma comissão que busque soluções conjuntas, que tenha atitudes pacificadoras e que represente o papel que é a essência do professor: ser e agir como educador.”

A abertura deste dia foi com muitos eventos culturais, algo que destaca os talentos e os trabalhos realizados pelo Mais Educação.

Durante todo o evento o que se viu nos três pólos em que a Jornada acontecia foi um elevado número de participantes, garantindo assim um momento ímpar de capacitação e discussões em torno dos temas propostos para este evento.

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *