DIFICULDADES DO ENSINO MÉDIO DE ARAIOSES

No último dia 24 de janeiro estiveram reunidos em Araioses a Secretária de Educação, Jaqueline Pimentel, os representantes da Secretaria de Educação do Estado – SEDUC, Profa. Ildamar e Prof. Ciro, a Gestora Adjunta da Escola Luís Viana, Profa. Ramalho e o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Prof. Bernardo Souza.

O objetivo desta reunião foi discutir os rumos do Ensino Médio em Araioses, uma vez que durante todo o ano de 2013 foram muitos os problemas, custos e despesas que o município assumiu, ainda que não tendo responsabilidade direta, uma vez que os recursos correspondentes aos alunos matriculados no Ensino Médio estão sendo creditados para o Estado do Maranhão e no caso de Araioses, não tem havido a responsabilização e a devida atenção do Estado para as necessidades dos alunos e as demandas da educação que a cada ano se complicam, uma vez que as necessidades só aumentam.

semea-reunia Registro da reunião com o objetivo de buscar soluções para o Ensino Médio em Araioses.

Os fatos geradores que culminaram com este momento são muitos. Listamos alguns para conhecimento do leitor:

  • Todos os alunos do Ensino Médio são transportados por ônibus e lanchas cujos custos são pagos integralmente pelo município, em rotas muitas vezes exclusivas – seja de ônibus, seja de lancha – para atendimento exclusivo deste público;
  • O município mantêm salas de aulas em Carnaubeiras, Canárias e Placas (neste caso, são quase 300 alunos) com atendimento aos estudantes do ensino médio, assumindo custos com operacionais, vigias, material de expediente e limpeza, além da Merenda Escolar;
  • Todos os problemas ocorridos ao longo do ano são tratados como responsabilidade do município, uma vez que a população local ou até mesmo o Legislativo Municipal, na pessoa dos Vereadores, não tomam quaisquer medidas no sentido de cobrar do Estado providências para sanar estes problemas; e
  • Em função das necessidades diárias e na busca por não deixar as necessidades dos estudantes sem solução, a Secretaria de Educação de Araioses – SEMEA, acaba por desviar recursos do Ensino Fundamental para cobrir despesas do Ensino Médio, o que compromete os investimentos necessários na parcela do ensino que é de fato responsabilidade do município – neste caso, o Ensino Fundamental.

Assim, os participantes desta reunião saíram da mesma com a certeza de que algo urgente precisa ser feito e conforme a Secretária de Educação Jaqueline Pimentel mencionou, Araioses precisa hoje de, no mínimo, mais três escolas para atendimento ao Ensino Médio distribuídas em Carnaubeiras, Canárias e uma entre os Polos São Paulo e Pirangi.

A Secretaria também ratificou que todas as demandas e problemas de Araioses já foram objeto de reuniões e de formalização via ofício para a Secretaria de Educação do Estado – SEDUC.

Também precisa haver de modo imediato a responsabilização do estado para os custos oriundos do ensino Médio, em especial os que são gerados pelo Transporte Escolar e pela Merenda Escolar, itens essenciais na rotina de qualquer ambiente educacional.

Com informações da SEMEA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *