Campeonato Maranhense de 2014 terá nova fórmula de disputa

Torneio contará com dois grupos de cinco equipes e reduz número de jogos necessários para chegar ao título

Por São Luís

Após dois anos com a fórmula mantida, o Campeonato Maranhense de 2014 terá um novo regulamento. A competição será disputada entre os dias 12 janeiro e 1º de maio, com 10 clubes divididos em duas chaves de cinco, onde os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. Além disso, um ranking estadual será divulgado no próximo dia 10 de outubro.

– Uma novidade será que as três primeiras equipes do ranking não serão rebaixadas. O ranking, assim como a tabela, o regulamento e o calendário do futebol maranhense de 2014 serão apresentados no dia 10 de outubro – disse o diretor de competições da FMF, Antônio Henrique.

Imperatriz x Maranhão - Lindoval (Foto: Antônio Pinheiro/Divulgação)Imperatriz e Maranhão foram finalistas do Estadual em 2013 (Foto: Antônio Pinheiro/Divulgação)

A fórmula do Estadual, que nas duas últimas temporadas foi disputado com um grupo único de onde avançavam as quatro melhores equipes para as semifinais também sofre modificação. As equipes serão divididas em duas chaves de cinco, onde no primeiro turno jogarão entre si, para definirem os semifinalistas. Na fase de volta, os times do grupo A enfrentam os times do grupo B. As semifinais e finais do turno serão disputadas em ida e volta, assim como a final do Campeonato Maranhense, caso duas equipes diferentes sejam campeãs dos turnos.

Com a nova fórmula do Estadual, um time poderá ser campeão disputando apenas 17 jogos, caso seja campeã direta. Se houver a necessidade dos dois jogos finais, um time poderá disputar no máximo 21 jogos. Em 2013, o Maranhão foi campeão disputando 24 jogos, enquanto que em 2012 o Sampaio foi campeão com 26 partidas.

As equipes que participarão do Campeonato Maranhense são Maranhão, Sampaio, São José-MA, Santa Quitéria, Bacabal, Imperatriz, Cordino e Balsas. Além disso, o Moto, campeão da Série B Maranhense de 2013, junto com o Araioses, que também conquistou o acesso.

Além da tabela e do regulamento do Campeonato Maranhense, a FMF também divulgará as demais competições de 2014. A Copa Cidade será mantida para definir o segundo representante do Estado na Copa do Brasil do ano seguinte, haverá a realização do Campeonato Maranhense Feminino, além dos torneios de base (sub-15, sub-17 e sub-19) e o Torneio Intermunicipal com previsão de início para agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *