APAE de Araioses abre semana do excepcional com caminhada e manifesto contra o fim dos repasses para essas entidades

Caminhada da APAE (1)

No dia 21, primeiro dia da semana do excepcional, a APAE de Araioses fez uma caminhada pelas ruas da cidade em comemoração a data e também aproveitou a oportunidade para se posicionar contra a proposta que tramita no Senado, que na prática, decreta o fim dessas entidades que têm suas vidas voltadas ao difícil trabalho de assistir os excepcionais.

As Apaes – Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de todo o Brasil estão se mobilizando contra a inclusão radical, forma como está sendo chamada a alteração da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta apresentada pelo senador José Pimentel (PT-CE) prevê o fim do repasse a essas entidades de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), a partir de 2016, o que pode acarretar o fim dessas instituições.

Dr. Marcelo Fontenele Vieira junto as crianças da APAE no dia da caminha.

Dr. Marcelo Fontenele Vieira junto as crianças da APAE no dia da caminhada.

Na opinião da maioria das pessoas que atuam na área do ensino público a tão falada inclusão não pode ainda ser implantada nas escolas de Araioses devido a carência de profissionais habilitados nas escolas do município e as próprias escolas não tem a estrutura exigida para atender alunos excepcionais.

A APAE de Araioses é o único lugar para se levar esses alunos e isso é um fato comum em outras cidades do Brasil. A mobilização é nacional contra a proposta do deputado cearense.

A entidade teve muitas dificuldades na gestão de Luciana Trinta que se negou a cumprir os acordos de parceria. Por várias ocasiões a Justiça teve que ser acionada para impedir o descaso.

Hoje a situação da APAE é outra, pois além de ter da Prefeitura de Araioses as parcerias continuam contando com apoio do judiciário nas pessoas do Dr. Marcelo Fontenele Vieira e Dra .Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira juízes da 1ª e 2ª Vara, respectivamente e do Dr. John Derrick Barbosa Braúna – Promotor de nossa Comarca.

A entidade que já contou com a defesa firme de um dos seus fundadores o saudoso vereador Gentil Lima, hoje é sua filha a vereadora Flávia do Gentil que assumiu a sua defesa no Poder Legislativo Araiosense e em outras ocasiões.

Nas suas falas na Câmara ele tem relatado as dificuldades de se lidar com determinados alunos que em outras escolas não seriam aceitos.

Muitos acreditam que o Senado vai ouvir o povo e deixar a situação como está.

Caminhada da APAE (3)

Caminhada da APAE (2)Caminhada da APAE de Araioses percorre as principais ruas da cidade.

Clique aqui para ver notícias sobre protestos no interior de SP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *