Informe DS – Qual é a de Neto Carvalho em Araioses?

Muito se tem perguntado qual é a do prefeito de Magalhães de Almeida, Neto Carvalho, em Araioses. Quem seria realmente seu candidato ou candidata a prefeito (a) de nossa cidade em 2016 e se sua participação nessas eleições seria mesmo para valer, com mais presença do que fez em pleitos passados e não mais repetir a teimosia, como fez em pleitos passados, na insistência de por Pedro Henrique, um político que já deu o que tinha de dar, de enfiá-lo de goela abaixo em seus aliados.

O prefeito de Magalhães de Almeida vem se mostrando muito presente ultimamente em Araioses. Quem costuma observar a história já deve ter percebido que suas movimentações e ações são muito parecidas com as que ele proporcionou na sua pré-campanha de 2006, quando disputou um mandato de deputado estadual. O filme que ele apresenta agora é reprise daquele e muitos que participaram daquela jornada sabem do seu roteiro por completo.

Tem gente (pensando disputar um mandato, até mesmo de prefeito, em 2016) se animando com ele agora achando que Neto Carvalho se preocupa com suas carreiras políticas. Correm o risco de quebrar a cara, pois fiquem certo de que todo esse investimento de agora tem a ver com a candidatura dele de deputado estadual, nas eleições do ano que vem. Eleições municipais em Araioses não vão ter de Neto mais atenção do que as de Magalhães de Almeida, onde ele pretende manter sob controle, seu feudo eleitoral.

Ora, porque Neto Carvalho iria jogar tudo o que tem nas eleições municipais de Araioses em 2016, se ele e nem sua esposa Sâmia Moreira, não poderão disputá-las? Isso mesmo tem gente acreditando que ele ou ela (sua esposa) serão candidatos a prefeito de Araioses.

Neto já é prefeito reeleito em Magalhães de Almeida e assim como Manin Leal não pôde ser candidato aqui em 2012, ele também, pelo mesmo motivo, não poderá ser em 2016. Sâmia Moreira também estaria inelegível por supostas irregularidades em suas contas de quando foi secretária de educação do governo de Genilda Sousa Lopes, de 2001 a 2004.

Que as próximas eleições municipais vão ter sua participação isso é um fato que vai ocorrer, disso não há dúvida na classe política araiosense. O que não se sabe ainda – até porque para a definição de sua linha de atuação, muitos lances nesse jogo ainda não ocorreram – vai depender do nome que vai disputar a prefeitura de Araioses.

Se for o Manoel da Polo como ele (Manoel) pensa que é ou um outro que sonha também com essa possibilidade, a participação do prefeito de Magalhães de Almeida não vai ser diferente do que já foi quando seu candidato era Pedro Henrique, onde ajudou mas não entrou de corpo e alma na luta.

Apenas se fosse ele ou Sâmia Moreira é que seria totalmente diferente. Nesse caso sua presença aqui seria para valer de verdade e, então, iríamos ter um embate entre ele e Manin Leal, com potencial tal que quem se metesse no meio dos dois seria reduzido a pó. Mas como já se disse nem Neto nem Sâmia serão candidatos a prefeito em Araioses no ano de 2016.

Neto Carvalho já está se movimentando por aqui, mas seu foco principal não é a eleição municipal e sim montar uma estrutura política para tentar se eleger deputado estadual.

Para isso já está cuidando de sair do PMDB – um partido de pesos-pesados – para se abrigar no PRTB que é dirigido no Maranhão por João Câncio e ele (Neto Carvalho) seria a estrela maior na disputa de um mandato estadual.

Portanto quem está de olho em 2016 e contando com ele é bom se prevenir para não cair do cavalo mais na frente.

 

Cururupião

Tem uma figura bastante conhecida no meio político de Araioses e vizinhança, não por ser um grande líder popular e querido, mas pela sua postura nada recomendável, que não vai se perder tempo aqui em detalhar.

Será nota aqui apenas pelo seu novo apelido pelo qual está sendo chamado quando passa nos lugares, mas com o devido cuidado para que ele não ouça: Cururupião!

O blog quis saber do informante por que Cururupião e teve como resposta que o nome é uma mistura de cururu (um sapo grande e feio) com escorpião. Ao ser questionado que o cururu é um réptil inofensivo e o dito cujo não, foi explicado que a referência estava apenas na aparência física do Cururupião, já que esse está mesmo é para escorpião e dos mais peçonhentos, onde fazer o mal é seu passatempo preferido.

Ainda sobre sua semelhança com o sapo cururu dizem que o homem vem fazendo de tudo para entrar (oficialmente) na equipe do governo de Valéria do Manin.

Logo ele que foi convidado a fazer parte da luta, mas toda vez que alguém lhe fazia o convite dizia coisas impublicáveis sobre o pai da prefeita.

Está sendo chutado para longe e logo que surge uma oportunidade lá está ele novamente se chegando. Até camisa de eventos do governo já vestiu para ver se muda sua sorte.

Para quem não sabe ele também tem fama de seca-pimenteira, pois do lado onde ele está sempre perde as eleições.

 

Pegou muito mal

Pegou muito mal para o seis vereadores da oposição que fugiram ontem (20) do Plenário da Câmara de Vereadores para não votar o projeto de autoria do Executivo de Araioses que doa um terreno para o TRE/MA fazer o Fórum Eleitoral.

Cometam que se permanecessem iriam votar contra e não queria deixar a imagem de que estavam reprovando algo que era bom para o povo e para o município.

Agindo assim ficou a dúvida se votaria contra ou a favor.

Parece que o tiro saiu pela culatra.

 

De leve…

Os críticos do governo de Valéria do Manin estão lhe cobrando por solução dos problemas de anos e anos de descasos de seus antecessores.

Os problemas de água e estradas são graves e a prefeita Valéria sabe disso e vem se empenhando heroicamente em combatê-los.

Em pouco mais de meio ano de governo já fez mais do que seus últimos antecessores fizeram juntos.

Louvável a cobrança da vereadora Jacira Pires pelo serviço de distribuição de água no Remanso.

 Pena que quando foi governo, como presidente da Câmara de Vereadores e o marido Felipe Pires, vice-prefeito, ela não se comoveu com a infelicidade daquela gente.

Nesse tempo a situação esteve tão grave que seis vereadores, entre eles o saudoso Gentil Lima, se mandaram para lá e bancaram a distribuição de água por um bom tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *