PMMA comemora 177 anos de fundação com ação social na USC Divinéia/Vila Luizão

Secretários Aluísio Mendes (SSP), Alberto Franco (Seae), deputado Lourival Mendes e demais autoridades na mesa de abertura

Secretários Aluísio Mendes (SSP), Alberto Franco (Seae), deputado Lourival Mendes e demais autoridades na mesa de abertura

Música, teatro, dança, entre outras atividades, marcaram a solenidade de formatura de crianças que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nesta sexta-feira (7), dentro da Ação Cívico-Social que movimentou a Unidade de Segurança Comunitária (USC), localizada nas áreas da Divinéia e Vila Luizão. A cerimônia foi presidida pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, e contou com a presença do secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco; do deputado federal Lourival Mendes, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, além de oficiais, praças e a comunidade.

“Essa ação trabalha com a prevenção, meio que deve ajudar a combater o tráfico de drogas”, ressaltou o secretário Aluísio Mendes. Cerca de 600 alunos, entre 9 e 12 anos, de escolas públicas dos bairros de abrangência da USC, foram diplomados, após terem participado das aulas e orientações educacionais ministradas por policiais militares sobre como evitar e enfrentar às drogas.

O comandante da PM, coronel Franklin Pacheco, declarou que o Proerd já alcançou 123 localidades maranhenses, com mais de 3 mil alunos formados. “Essa é uma missão honrosa para a PM, pois nossa proposta é de estar ao lado da comunidade. A formatura vem se somar com a nossa ação cívico-social, voltada para a população”, ressaltou.

Para o secretário Alberto Franco, a iniciativa é um exemplo para o combate ao uso de drogas, principalmente porque aposta na conscientização das crianças. “O resultado desse trabalho deve se refletir em algo permanente, pois começa desde cedo o trabalho para que os jovens fiquem longe das drogas”, destacou.

Crianças que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

Crianças que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

Social

A formatura aconteceu durante a primeira Ação Cívico-Social na USC marcando as comemorações do aniversário de 177 anos da Polícia Militar do Maranhão e dos três meses de funcionamento da Unidade. O secretário Aluísio Mendes explicou que nesse período o índice de criminalidade na área caiu 80%. “É um projeto exitoso que vamos expandir. Já temos Unidades contratadas para a Cidade Olímpica e Coroadinho, mas devemos chegar a 12 USC em toda capital”, revelou.

A Ação Cívico-Social foi realizada durante todo o dia com atividades educativas, culturais, de saúde e esportivas voltadas para mais de 100 mil moradores dos bairros Vila Luizão, Divineia, Sol e Mar; serviços em diversas áreas, com atendimento médico (consultas em várias especialidades), atendimento odontológico, distribuição de remédios, expedição de documentos, modalidades esportivas, culturais, vacinação, distribuição de sopa e entrega de duas toneladas de pescado.

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) participou oferecendo atendimento ginecológico e de prevenção do câncer, além de assistência jurídica às mulheres. Já a de Saúde (SES) destinou equipes de enfermeiros e médicos especializados, como pediatras, ginecologistas, clínicos gerais para fazer consultas e aplicação de vacinas.

Uma parceria entre a PM, a Prefeitura de São José de Ribamar e o Serviço Social do Comércio (Sesc) garantiu a realização do mutirão de odontologia com aplicação de flúor e atendimento no local.

Mulheres receberam cuidados com a beleza na Ação Cívico-Social

Mulheres receberam cuidados com a beleza na Ação Cívico-Social

Lazer

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) levou o Programa Maranhão Feliz, iniciativa que visa incentivar a prática desportiva e de atividades físicas a crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando àquela comunidade atividades como futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira e recreação.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e a Promotoria de Justiça também participaram da Ação Cívico-Social com advogados, assistentes sociais e defensores à disposição para atender o cidadão. A comunidade, o empresariado local e a Unipas levando serviços voluntários de corte de cabelo, podologia, massagem e maquiagem. “Muito bom receber esse atendimento, aproveitei para cortar o cabelo e ficar mais bonita”, declarou a dona de casa, Rosana Garcês.

Paralelo às atividades, foram realizadas palestras voltadas para a comunidade, com temas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Dengue, Violência contra a Mulher, Primeiros Socorros, entre outras.

Fotos/ Handson Chagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *