Literatura Clássica ajuda a estimular o cérebro

Rádio Boa Nova

literaturaSegundo estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Liverpool, Inglaterra, a leitura sobre literatura clássica ajuda a estimular o cérebro, e traz mais benefícios do que  livros de autoajuda.

De acordo com os pesquisadores que monitoraram a atividade cerebral, através da linguagem usada na literatura clássica, os leitores desenvolveram um maior sentido crítico e tinham mais momentos de auto-reflexão.

Os pesquisadores notaram que, quando os participantes se deparavam com palavras incomuns e frases mais complexas, a atividade cerebral desses indivíduos aumentava significativamente, ao contrário do que foi observado quando essas pessoas liam os textos traduzidos para uma linguagem mais simplificada.

Os pesquisadores descobriram também que, quando se lê poesia, o lado direito do cérebro que é relacionado com a criatividade e lembranças autobiográficas, fica mais ativo.

A doutrina espírita nos oferece a fé raciocinada oferecendo possibilidades de reflexão, pensamentos e busca de mais conhecimentos. Sem uma resposta pronta, possibilitando que o indivíduo encontre o caminho.

O próximo passo que os pesquisadores querem dar é compreender como alguns clássicos da literatura adaptados à linguagem atual, como por exemplo, as obras de Charles Dickens, podem influenciar a atividade cerebral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *