“Haja fiofó para tanto papel higiênico”

Milhares de rolos de papel higiênico largados em um depósito da Rua central.

Milhares de rolos de papel higiênico largados em um depósito da Rua central.

A frase da chamada desta postagem foi dita por uma pessoa que passava em frente a um imóvel de propriedade do PM Dias, na Rua Central, onde a prefeitura de Araioses mantinha, na gestão de Luciana Trinta, um depósito para guardar material de uso sanitário. Nele, uma equipe da atual administração, encontrou cerca de 800 fardos, onde cada um tem 20 pacotes, com 4 rolos de papel higiênico cada um.

Grande quantidades do material já foi atacado pelo cupim.

Grande quantidades do material já foi atacado pelo cupim.

O fato tem chamado a atenção porque é de conhecimento publico que esse material (papel higiênico) na quantidade que foi encontrado não seria consumido nas repartições do município, mesmo que Luciana Trinta tivesse sido reeleita para mais quatro anos.

Afinal se você é bom de matemática vá fazendo as contas e verá que nesses 800 fados tem 64 mil rolos de papel higiênico. Fizemos consultas a vários matemáticos, menos a Oswald de Souza, matemático da Globo, que disse que seu contato com a TV o impedia da fazer os cálculos para terceiros e por achar que “essa coisa não estava cheirando bem”, para se chegar a uma conclusão de quanto tempo eles levariam para serem usados pelos funcionários da prefeitura.

Veículo da prefeitura já fez dezenas de viajes trazendo o papel higiênico para um deposito improvisado.

Veículo da prefeitura já fez dezenas de viagens trazendo o papel higiênico para um depósito improvisado.

Vários números chegaram até nós e na impossibilidade de publicar todos cálculos que foram feitos fizemos uma média desses resultados para que o leitor do blog possa se situar e até mandar suas somas também.

Como não temos informações sobre quantos funcionários a Prefeitura de Araioses tem e onde eles são lotados, pois como é de conhecimento público a atual administração está fazendo um recadastramento exatamente porque não encontrou nenhuma informação a esse respeito, já que os arquivos foram deletados em sua maioria, pelos que perderam a eleição e tiveram que ir embora. Portanto, como vêem é impossível saber quantos anos seriam necessários para serem consumidos todos esses rolos de papel higiênico pelos funcionários do município.

Por outro lado se levarmos em consideração que tudo isso foi comprado com o dinheiro do povo araiosense e se a ele fosse dado, do que foi encontrado no depósito da Rua Central, as coisas ficam mais fáceis de serem entendidas.

Segundo o Censo-2010, a população de Araioses é de 42.505 habitantes. Se a cada um deles fosse dada sua cota proporcional, dava 1,6 rolos por habitantes. Como a média da consulta que fizemos diz que uma pessoa leva de 15 a 20 dia para consumir (usar) um rolo de papel higiênico, então podemos dizer que os 64 mil rolos davam para limpar o fiofó de todos os araiosenses por um mês, sem problema.

Um fato lamentável tem que ser dito. Grande parte desse material não vai mais poder ser usado, pois devido o longo tempo de armazenamento ele foi atacado pelo cupim. Afinal a matéria prima do papel é a madeira, não de lei, que cupim não rói, mas de outras que ele devora sem piedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *