Valéria Leal faz reunião com secretários e vereadores da base aliada

“… eu prefiro as críticas, pois elas podem ter um fundo de verdade que deve ser observado…”. Professora Jaqueline Pimentel – Secretária de Educação de Araioses.

Valéria Leal promove reunião entre a secretária de educação Jaqueline Pimentel e os vereadores da base alida.

Está começando muito bem o governo de Valéria Leal no comando da prefeitura araiosense. Hoje (05) pela manhã houve um fato inédito nas administrações do município. Valéria e seu pai Manin Leal promoveram reuniões com as titulares das secretarias de educação e ação social no gabinete da prefeita com os vereadores da base aliada.

É um governo que está só começando, mas já mostra de forma muito clara ao que veio. É um governo que sai das palavras e promessas da campanha para a ação precisa e necessária. É um governo que sabe das carências do povo araiosense e que não teme desafios e que não vai ficar procurando desculpas diante do caos que encontrou.

Secretária de Educação Jaqueline Pimentel.

A primeira reunião foi com a secretária de educação a Dra. Jaqueline Pimentel Dias Carneiro, que mostrou que sabe o que quer e que sabe o que fazer e como fazer. Sabe que dois aspectos, um positivo e outro negativo, marcam o início de seu trabalho. O positivo tem a ver com sua competência, sua formação profissional e sua coragem para enfrentar os desafios. O negativo é que sabe que alguns podem dizer que ela só é secretária pelo fato de ser tia da prefeita.

Porém, pela forma clara e objetiva pela qual ela mostrou que vai encarar o desafio de tirar a educação araiosense da situação vergonhosa que se encontra e não ficou dúvida entre os presentes de que escolha da professora Jaqueline não poderia ser a melhor. Não vai demorar muito para vermos os resultados altamente positivos na educação araiosense.

Manin Leal já vinha dizendo que para a saúde, educação e ação social os secretários seriam técnicos e não políticos. Acertou em cheio, pois essa fórmula nunca experimentada em Araioses é que vai fazer a diferença doravante.

A secretária expôs as sua ideias e os métodos que pretende implantar. Fez questão de falar sobre a importância de termos diretores nas escolas com qualificação e disposição para o trabalho. Entende que um professor de 3º grau não vai se sentir bem tendo na direção de seu colégio um diretor ou diretora apenas com graduação do ensino médio e muito menos do ensino fundamental, como ela tem conhecimento de que já existiu.

Estava ali diante dos vereadores que vão ter participação na indicação desses diretores e lhes disse: “Se um diretor não estiver desenvolvendo seu trabalho como deve, eu não vou falar nada a esse diretor e sim a quem o indicou. O diretor tem que ter condições de manter um relacionamento com pais e alunos e saber conduzir os programas e resolver os conflitos. Daqui há quatro anos não vamos está justificando o injustificável e procurando desculpas para dar a população. Sei que janeiro é um mês crítico porque vamos ter que tomar pé da situação, não sabermos ainda o que de fato encontramos no município”.

Disse também que diretor tem que está é na escola todos os dias e que sabe da importância da APAE na sociedade e que o seu trabalho vai ser aproveitado e valorizado.

Jaqueline Pimentel mostrou o quanto sabe da importância da educação da vida do cidadão. Para ela dois pilares da administração pública se não forem cuidados podem levar a morte. Uma a saúde que se não for exercida com responsabilidade pode levar a morte físicas das pessoas e a outra a educação, pois o cidadão que não a tem perde as oportunidades da vida e morre para o mercado de trabalho.

Falou que a carga horária vai ser respeitada, do início nas matriculas, do início e fim das aulas, informações que por enquanto não serão divulgadas devido ainda não terem sido nomeadas todas as pessoas para a direção das escolas.

Ao final de suas colocações a secretária teve o reconhecimento de todos de que a educação de Araioses vai ser mesmo uma das marcas positivas do governo de Valéria do Manin.

 

Ação Social

Prefeita Valéria Leal e a Secretária de Ação Social Edle Carvalho.

Logo em seguida foi a vez da secretária de ação social do município Edle Carvalho falar aos vereadores. Disse que vai pautar seu trabalho no sentido de melhorar os índices sociais do município. Que essa luta passa pelo desenvolvimento de uma ação justa e eficaz que beneficiem os idosos, as mulheres e as crianças.

Para ela “quem não gosta do povo, não gosta do cheiro do povo, não pode trabalhar na assistência social”. Ao tomar conhecimento de que na gestão passada muitas pessoas – que supostamente não teriam votado em Luciana Trinta – foram prejudicadas perdendo o benefício do Bolsa Família por não terem seu dados informados pela prefeitura, a secretária respondeu que “no governo de Valéria do Manin o Bolsa Família não tem cara, não tem cor, nem partido político. Terá o programa quem tem necessidade”.

Atualmente, em Araioses, o Bolsa Família tem 6600 família cadastradas, mas a meta é chegar a mais de 8000 famílias. As famílias que perderam o programa e estão dentro do perfil de atendimento deverão procurar a assistência social para o recadastramento.

Édile Carvalho disse ainda que além do Bolsa Família todos os outros programas sociais como o PETPrograma de Erradicação do Trabalho Infantil, Pro Jovem, CRAS  – Centro de Referência de Assistência Social, entre outros serão dinamizados para atender os que deles dependem.

Estavam presentes os vereadores Júlio César (PT), Flavia do Gentil (PTB), Oziel de Canárias (DEM), Telson Leal (PR), Raimundinho do Remanso (DEM) Manoel da Polo (PTC), Alex do Giquiri (DEM) e Elson Coutinho (PSC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *