Maranhão tem a maior proporção de mulheres grávidas com até 24 anos

Dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Número elevado é atribuído à falta de informação e à pobreza.

Do G1 MA , com informações da TV Mirante

De acordo com dados do IBGE, oMaranhão é o estado com o maior número de mães com até 24 anos de idade. O grupo de mulheres grávidas entre 15 e 19 anos apresentou participação proporcional significativa.

As maranhenses estão engravidando cada vez mais cedo. De acordo com a psicóloga Karina Martins, é possível traçar o perfil dessas mulheres que se tornam mães ainda na juventude. “Essa adolescente geralmente é negra, está entre as classes econômicas mais baixas, que não têm perspectiva de futuro, que não sonha em entrar no mercado de trabalho, nem em uma faculdade pública”, disse a psicóloga.

A gravidez precoce normalmente está relacionada à falta de informação do uso de métodos anticoncepcionais. Mas muitas mulheres jovens veem na maternidade uma nova perspectiva de vida. “Nesses casos, a gravidez representaria para a mulher várias coisas, como a possibilidade de amar e ser amada, um modelo de família”, reforçou a psicóloga.

Bem informada, concluindo o curso de Comunicação Social, Vanessa Corrêa foge um pouco do perfil, mas, mesmo assim, com apenas 23 anos, está na terceira gravidez. Primeiro foi João, aos 20 anos, depois veio a Maria e, agora, Pedro, que vai nascer em breve.

“Fiquei grávida com 19 anos. Foi um susto. Os três não foram programados, mas eu estou muito feliz porque os filhos são a benção de Deus em minha vida”, disse a estudante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *