Valéria Leal – Nova administração terá muito que fazer a partir de janeiro

As estradas vicinais de Araioses estão intransitáveis

Faltando duas semanas para começar o governo de Valéria do Manin é grande a expectativa sobre os nomes que farão parte de sua equipe começando pelos secretários até os cargos de escalão menor. Essa ansiedade, até que em parte é justa, pois afinal de contas quem fez parte da luta também quer fazer parte do governo.

Lixo nas ruas e nas estradas de Araioses: cena comum

Porém é bom que todos tenham consciência de que o mais importante para o povo não é bem os nomes e sim que os serviços da prefeitura funcionem mesmo de verdade, daí a importância da qualificação profissional, política e técnica de quem vai fazer parte do time que terá de ter condições de enfrentar os inúmeros obstáculos que terão pela frente.

Animais andam livres nas ruas sem serem incomodados

Se a prefeita Luciana Trinta fizer mesmo o que diz os seus mais chegados, de quer não sairá devendo os servidores do município, apenas aí, nesse setor, ela deixará o governo fazendo a sua obrigação. É isso mesmo: obrigação! O dinheiro é do povo, não é dela, portanto não está fazendo favor.

Lógico que em função de todos os seus antecessores – em tempos de reeleição – terem saído devendo os trabalhadores do município, se ela realmente pagar a todos o que lhes são devidos, ela sairá limpa com eles. Porém administrar não é só isso e no restante ela sai deixando tudo praticamente por fazer.

Tampão da rede de esgoto no cruzamento da Oscar de Freitas com Gonçalves Dias: perigo a vista

As pendências são tantas para a nova administração que fica difícil dizer qual das tantas tem prioridade maior. Lógico que a saúde seria a prioridade do povo se essa pergunta lhe fosse feita. Afinal, onde mais se esperava de Luciana Trinta foi onde ela teve o pior desempenho.

Levaríamos muito tempo relatando os casos de descaso com as pessoas humildes que por diversas vezes foram humilhadas quando procuravam atendimento no hospital da perfeita e tiveram que procurar esse atendimento em Parnaíba (PI) e nos casos daqueles que perderam suas vidas o bem mais importante Deus lhes deu por negligência e falta de atendimento médico.

As estradas vicinais do município estão intransitáveis deixando o povo sem comunicação terrestre e sem meios de escoar a produção, que já é pouca, porque na gestão que chega ao fim, como nas demais que já se foram, produção de alimentos só na propaganda política. Dentro da cidade está tudo por fazer. Tirando o trecho da Paulo Ramos que recebeu a pavimentação com os bloquetes nas demais ruas dos bairros toda a pavimentação tem que ser refeito.

Cais da Beira Rio em Conceição: a marca do abandono

O problema da água é outro caso muito sério. A própria Valéria sabe muito bem disso, pois pode constatar a gravidade da situação quando esteve de casa em casa durante a campanha eleitoral. Não há uma só comunidade sequer que a água não seja um problema para ser logo resolvido.

Na cidade a situação então é um caos total. Há mais tempo sem água nas torneiras do que com. Quando tem não pode ser usada no consumo humano, pois ela está muito salgada. O serviço de água da cidade é de responsabilidade da CAEMA que é do Estado, mas isso não tira a responsabilidade de quem está na chefia do governo municipal.

O local de capitação do líquido, o Rio Magu, próximo a ponte de João Peres é impróprio pelo risco dela ficar salgada todos os anos, logo após o fim do inverno e pelo fato de sua estrutura de funcionamento também que não suporta mais a demanda que aumentou muito nos últimos anos. Todos os administradores de Araioses ao longo de mais de meio século estiveram alinhados politicamente com os governos do Maranhão, porém não tiveram forças ou não quiseram se empenhar para que o araiosense tivesse uma água com qualidade e com abundância.

Ambulância de Santa Quitéria várias vezes socorreu dontes em Araioses pegando-os no hospital de Luciana trinta

Saneamento básico significa saúde. A cidade de Araioses tem canos instalados em todos ruas há mais de uma ano. O restante das obras como local de tratamento de esgotos, por exemplo, está parado. Foram milhões de reais gastos nessas obras.  Quando irão funcionar?

Valeria e Manin Leal não poderão perder tempo daqui para frente, pois existe muito que fazer a partir de 1º de janeiro. O povo tem esperança e leva fé, que com eles as coisas funcionem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *