Jovens candidatos vencem na maioria das capitais

Blog do Luis Cardoso

Jovem Edivaldo Holanda Júnior

Um novo quadro começa a se desenhar no cenário político brasileiro: a entrada de jovens como gestores públicos a partir destas eleições de 2012.

Eles venceram na maioria das capitais do país. São rapazes e moças de 21 anos em grandes cidades do interior do Brasil.

Jovens de 32 anos eleitos para dirigirem os destinos das capitais, a exemplo de ACM Neto, eleito prefeito de uma das principais cidades do Nordeste: Salvador, na Bahia.

Em Florianópolis, Cesar Sousa Júnior, de 33 anos, sai de deputado estadual para ser o prefeito de um cidade maravilhosa e de apelo turístico encantador.

Em Cuiabá, Mauro Mendes, 36 anos, foi eleito para mostrar que a juventude não tem apenas garra, mas competência e sensibilidade para administrar uma cidade. Se for citar todos os nomes, o texto ficará grande e, talvez, cansativo demais.

Mas vejam o exemplo de São Luís. Pela primeira vez elegeu um jovem de 34 anos, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior, advogado e ex-vereador da capital por dois mandatos.

Ganhou do veterano e experiente João Castelo, que estava no cargo buscando a reeleição, com o aval de quem já foi um dos melhores governador do Maranhão.  A população expressou nas urnas, na verdade, o desejo de mudança.

Poderia ter escolhido o retorno de Tadeu Palácio, que não fez uma péssima gestão, ou o de Washington Oliveira, atual vice-governador, membro do PT, apoiado por Dilma, Lula e Roseana.

Mas o eleitor queria mesmo era a mudança por um jovem, com discurso antenado e com propostas que a população queria ouvir.

O sentimento de mudança é bem maior que o nome do candidato eleito. Porém, foi no jovem que o eleitor se identificou. Edivaldo Holanda Júnior soube incorporar o sentimento da mudança que virá amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *