Dra. Mariluza e Dra. Jerusa falam sobre os direitos dos apaeanos
Como já era de se esperar a APAE de Araioses fez uma bela festa ontem (28) no encerramento da Semana do Excepcional. Teve show de música gospel com a banda Salva Vidas de Parnaíba da Igreja do promotor John Derrick Barbosa Braúna, teve feijoada no almoço, distribuição de cestas básicas doadas pela Justiça de Araioses, fruto das penas alternativas e muita alegria como sempre.
Logo no início da manhã a Dra. Scheila Araujo fez alguns esclarecimento sobre os direitos de cada um a uma plateia atenta composta dos familiares dos alunos da APAE. Logo em seguida foi a assistente social da entidade Dra. Mariluza Cerveira se posicionando na mesma linha e se colocando a disposição para ouvir cada um sobre as carências e ver a possibilidade de solução dessas.
Mas foi a Dra Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira, juíza da 2ª Vara da Comarca de Araioses, que já conhece de perto o trabalho da APAE de Araioses e mais uma vez foi muito bem recebida por todos quem assumiu compromissos bastante animadores. Ela que já vem pondo em prática o projeto PAI PARA ETERNIDADE (veja mais sobre o assunto) que entre outras propostas está a de dar as crianças que não tem o nome do pai na certidão de nascimento, bastando para isso que os pais dessas crianças compareçam ao Fórum para reconhecer-los como seus filhos.
Dra. Gerusa disse as famílias presentes que vai tentar junto a justiça que os recursos do TFD – Tratamento Fora do Domicílio de Araioses venha através da APAE. Como é de conhecimento público, cabe as prefeituras essa função. Mas infelizmente em Araioses quem precisa desses dinheiros sofre muita humilhação na assistência social do município e nem sempre é atendido. Muitos casos o necessitado tem que acionar a justiça para ter seus direitos garantidos.
Chamou também a atenção as famílias sobre a responsabilidade que cada uma tem diante de seus filhos excepcionais. Cabe a essas exercer com muito amor e carinho o papel de cada uma. Foi dada a Dra. Jerusa uma lista de alunos que não estão frequentando as aulas da APAE. Ela vai visitar as famílias desses estudantes para ver o que está ocorrendo.
Também se colocou a disposição daqueles que tem processos antigos na justiça para resolvê-los. Para isso pediu que os que têm essas pendências a procurem no Fórum para os devidos procedimentos.
Ao final de tudo Jacinta Holanda, presidenta da APAE de Araioses era só felicidade. Ela que tem lutado com muitas dificuldades agradeceu ao Dr. Marcelo Fontenele Vieira – que não compareceu ao evento devida a agenda lotada de audiências – que se não fosse ele a APAE já tinha fechado as portas. A merenda das crianças tem sido garantida graças ao Dr. Marcelo que tem nos ajudado toda vez que precisamos disse Jacinta.