Desfeito o mistério da arma que matou Décio Sá

Blog do Roberto Kenard

Há um personagem, não envolvido diretamente no caso do assassinato do jornalista Décio Sá, que não mereceu a importância devida da imprensa e dos blogues. Trata-se de Elker Farias, natural de Itabira, Minas Gerais. Elker encontra-se preso na penitenciária de Floramar, na cidade de Divinópolis, também Minas Gerais.

Elker Farias cruzou o caminho de Jhonathan de Sousa no Pará e depois vieram para o Maranhão. Ambos foragidos, como já era sabido no caso do assassino Jhonathan de Sousa.

Elker Farias foi ouvido em Minas Gerais, no dia 25 de junho, por três delegados do Maranhão e um promotor. O epoimento de Elker abre assim:

“QUE, nega qualquer tipo de participação no homicídio que vitimou o jornalista DÉCIO SÁ, fato este ocorrido na noite do dia 23 de abril do corrente ano, QUE atribui as autorias do crime a duas pessoas: a primeira a JHONATHAN DE SOUSA SILVA, indiciado confesso, e a segunda a um indivíduo identificado como AMARAL NEGÃO ou também conhecido no meio digital como BRUNO OLIVEIRA”.

Depois Elker Farias diz que o intermediário no assassinato foi Júnior Bolinha a mando de Gláucio Alencar e do pai deste, Miranda.

Antes do assassinato de Décio Sá, por meados do mês de abril, Elker Farias veio a São Luís participar do aniversário de Shirliano, vulgo Balão. Ali foi alertado por Diogo Vilela “sobre uma parada grande que iria acontecer em São Luís em que JHONATHAN, BALÃO, AMARAL, NEGUINHO BARRÃO e JÚNIOR BOLINHA estariam envolvidos”.

Eis a íntegra:

“QUE DIOGO VILELA disse para o interrogado o seguinte: ‘ELKER,VAZA PARA TERESINA QUE VAI TER UM ‘NEGÓCIO GRANDE AÍ’ E VAI DÁ (sic) UMA RESSACA DANADA, EVITA QUALQUER NEGÓCIO COM JHONATHAN, POIS ELES MESMOS VÃO SE ENFORCAR”.

Bem, está claro que o negócio grande é o assassinato do jornalista Décio Sá. Vilela diz para Elker não fazer qualquer negócio com Jhonathan porque este havia convidado o mineiro para abrir um negócio de drogas em Teresina. Vocês leitores devem estar lembrados de que Jhonathan de Sousa foi preso com o carro abarrotado de droga. Pois é, era o negócio de drogas que iria abrir em Teresina.

Entre parênteses, registre-se: Elker diz no depoimento que tanto a morte de Fábio Brasil, ocorrida em Teresina, quanto a de Décio Sá, ocorrida em São Luís, foram tramadas da seguinte forma: Gláucio e Miranda contrataram Júnior Bolinha para matar Fábio e Décio. Para matar Décio Sá, Júnior Bolinha precisou “da intermediação de BALÃO e NEGUINHO BARRÃO”.

No depoimento de Elker fica-se sabendo que Júnior Bolinha “passou a perna” em Jhonathan. Eis a íntegra:

“QUE MIRANDA e GLÁUCIO pagaram a empreitada da morte de DÉCIO SÁ e FÁBIO BRASIL para JÚNIOR BOLINHA repassar o dinheiro para JHONATHAN; QUE soube que BOLINHA só repassou R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para JHONATHAN; QUE JHONATHAN passou 7.000,00 (sete mil reais) para AMARAL pelo serviço de DÉCIO SÁ;  QUE quem fez o contato entre JHONATHAN e JÚNIOR BOLINHA para cobrar o dinheiro da empreitada criminosa, teria sido o BALÃO”.

História das armas

Até aqui, ouvi e li muito a respeito da arma usada por Jhonathan para matar Décio Sá. Mas no depoimento de Elker Farias pode-se ler o seguinte:

“QUE referente à arma que ceifou a vida de DÉCIO SÁ, o interrogado afirma que essa arma pertencia a BALÃO; QUE JHONATHAN possuía uma outra arma e a trocou com a arma de BALÃO, dando-lhe uma importância em dinheiro; QUE a arma que assassinou DÉCIO trata-se de uma pistola .40, cromada, toda pintada de preto; QUE também é do conhecimento do interrogado de que JHONATHAN também possuía uma pistola .40 com a parte superior cuperior cromada e o cabo preto;QUE inclusive, chegou a ver a tal arma na posse de JHONATHAN e verificou que nela estava gravado o nome GTA; QUE a referida pistola estava com JHONATHAN quando foi preso pela polícia numa chácara, no Turu, de posse de 10kg de cocaína”.

Bom, sei que vocês entenderam, mas não custa nada esclarecer. Jhonathan tinha duas pistolas .40. Uma com a gravação GTA, de posse da qual foi preso por conta do assassinato de Décio Sá. E tinha uma outra pistola .40, que teria negociado com Balão, essa sendo a pistola que o assassino usou para matar Décio Sá.

Eis aí desfeito o mistério: a pistola .40 usada para matar Décio Sá era de Balão e foi comprada por Jhonathan, que deu uma arma e uma quantia em dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *