Briga boa quem serão os vereadores eleitos em Araioses?

Coligação de Valéria do Manin poderá fazer a maior bancada nas eleições de outubro

Cerca de uma centena – 102 é o número oficial do TSE – de candidatos a vereador vão disputar as 13 vagas da Câmara de Vereadores de Araioses. Tem candidato para todos os gostos, ou quase, pois vai de Mama na Égua, apelido de José Ivanildo Silva dos Santos (PC do B), até os mais conhecidos, os que tentam a reeleição.

Divididos em cinco grupos ou coligações a disputa vai ser das grandes e os vencedores, os que ocuparão as 13 vagas, a partir do ano que vem, tem muitos obstáculos para superar. Muitos além de concorrer com os adversários dos outros partidos vão ter também que brigar para se impor e conquistar espaço dentro de suas próprias agremiações.

Como ocorre em todos os pleitos os “palpiteiros de plantão” já apontam quem são os favoritos as vagas e até quantas, cada partido ou coligação vai conquistar.

Duas teses têm maioria na opinião dos “analistas” políticos: a de que o PC do B, que tem como candidato a prefeito Expedito Coutinho, não alcançará o coeficiente eleitoral, portanto não elegerá ninguém e de que a coligação de Valéria do Manin – Agora é Vez do Povo – vai eleger a maior bancada nas eleições de 7 de outubro e alguns nomes são favoritos.

Manoel da Polo

A campanha está só no começo, mas vamos expor a cotação do momento para ver até que ponto ela vai “bater” quando o resultado das urnas for conhecido.

A coligação Agora é Vez do Povo de Valéria do Manin – elegeria de 5 a 6 candidatos; a coligação Firme e Forte com o Povo de Luciana Trinta conquistaria de 3 a 4 vagas; Haroldo Cardozo, coligação Araioses pode mais é a hora da virada, está sendo apontado como capaz de eleger de 4 a 4 vereadores; Pedro Henrique não passaria de uma vaga, podendo chegar a duas.

Do lado de Valéria as vagas ficariam com Manoel da Polo, Telson, Alex, Raimundinho do Remanso, Oziel de Canárias e Elson – filho do vereador Dadá Coutinho. Podem chegar e tirar alguns desses do páreo: Hailton do Leonar de Carnaubeiras e Mario Garcez. Lá, segundo dizem, o que não ajuda são as “buchas” que embora sejam bastantes não teriam votos individuais.

Raimundinho do Remanso

Da coligação da prefeita estão colocando os três vereadores Jacira Pires, Paulo Cardoso e Zé Carlos. O vereador Assis não teria chance de reeleição e os novatos podem ser Maria Ventura e Jesus Enfermeira.

O bicho vai pegar mesmo segundo os “palpiteiros” é na coligação do Haroldo Cardozo. La a coisa vai ser mais feia do que briga de cego no escuro. Os mais severos dizem que só elege três e que essas três vagas serão preenchidas por quem já tem mandato. É a coligação com o maior número de vereadores, quatro no total; três de Araioses: Wilson Miranda, César do PT e Jorge Bittencourt. De Água Doce veio o César Machado.

Dos que não tem mandato pode sonhar com uma vaga a Flavia do Gentil, Teles de Carnaubeiras e Iran, esposa do Chico do PT, vice de Haroldo e ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais.

Wilson Miranda deve ser o mais votado da coligação do Haroldo

Do grupo de Pedro Henrique a opinião com mais votos é de que se eleger um será o Zé Choco de João Peres, que já foi vereador por duas vezes. Se eleger dois o outro será também um ex-vereador, Técio César de Parnaíba.

Vamos aguardar para ver se os palpiteiros acertam seus prognósticos. Em outras eleições a margem de acerto dessa gente foi boa, bateu de perto com os resultados finais.

Se você tem seu palpite mande para o blog a relação dos 13 candidatos que em sua opinião se elegerão vereador de Araioses nas eleições de outubro.

Veja o e-mail:

[email protected]

Clique aqui para ver a relação dos candidatos em Araioses, prefeito e vereador:

http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/FramesetPrincipal.action?siglaUFSelecionada=MA

1 pensou em “Briga boa quem serão os vereadores eleitos em Araioses?

  1. O que, precisa fazer esses vereadores e candidatos são prepara-se em oratôria e conhecimento em politicas publicas para poder exercer um cargo eletivo.
    Um nivel bem abaixo da realidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *