Eleições 2012 – Nada mudou e nem vai mudar

Valéria Leal tem procurado marcar presença em eventos como a criação do PTB Mulher na APAE de Araioses

Mais um final de semana se passou e nada de novo, nada aconteceu para mudar, mesmo que um pouco, o quadro da política de Araioses. Nada evoluiu nos últimos dias e as coisas se encaminham para termos nas eleições de 7 de outubro uma enxurrada de candidatos como nunca dantes. Todo mundo que ser prefeito e vice que é bom tem muito pouco para tantos cabeças de chapa.

Quantos serão candidatos a prefeito de Araioses? Cinco, seis ou oito? Comece a contar pelas mulheres: Luciana Trinta e Valéria Leal. Os homens são maioria: Expedito Coutinho, Haroldo Cardozo, Chico do PT, César Machado, Pedro Henrique e Fernando Benício. Nessa soma chegamos a oito pré-candidatos.

Desses citados apenas Chico do PT diz está disposto abrir mão de ser candidato a prefeito para ser vice de alguém. No caso vice de Valéria Leal, como já foi até cogitado e mais recente vice de Haroldo, que pelas palavras ditas por ele (Haroldo) da Rádio Santa Rosa FM, o Chico se sentiu fora do contexto, fora do perfil traçado por ele.

Com os demais não tem conversa, serão candidatos a  prefeitos mesmo se honrarem as palavras que dizem agora. O caso das duas mulheres, Luciana Trinta e Valéria Leal é perfeitamente compreensível. Uma (Luciana) é prefeita e é lógico que não vai abrir mão de concorrer a reeleição para apresentar e apoiar outro nome a menos que a justiça antes corte suas asas.

Valéria Leal também tem motivos de sobra para se impor como candidata ao cargo maior. Seu pai é prefeito de Santa Quitéria, mas antes disso é araiosense nato e de coração e mais ainda soube montar o melhor grupo político em ação. Suas lideranças estão dentro do mapa geográfico de Araioses. Não há uma só região que não tenha uma liderança de expressão filiada em um dos partidos da base (PR, PV, DEM) de Valéria Leal.

Um bom números deles como Raimuninho do Remanso, Mario Garcez, Oziel, Alex, Bil entre os homens e Patrícia Galeno entes as mulheres, já tiveram nas eleições que disputaram centenas de votos cada um. Nenhum dos outros tem essas peças para entrar no jogo com moral tão alta.

Haroldo Cardozo (PDT) só tem em seu partido o vereador Jorge Bittencourt como liderança de expressão. Se o partido sair sozinho corre o risco de não eleger nenhum vereador pelo fato de, se assim fizer, o partido não vai conseguir o coeficiente eleitoral.

Luciana Trinta acha que com a divisão ela se fortalece

Com o Chico do PT a situação não é diferente. Seu partido tem o vereador Julio César que tem exercido o mandato distanciado do Chico e do PT. Se sair sozinho não elege ninguém e se assim o fizer seria encarado não como um ato de coragem e sim como uma atitude suicida. Talvez seja por isso que o PT continua de portas abertas a espera de um convite para formar uma chapa. Já esperaram Manin por duas vezes e ele não foi. Com Haroldo a coisa parecia está encaminhada mas as palavras do próprio Haroldo espantaram o Chico, que poderá ser chamado a qualquer instante para conversar com a prefeita Luciana Trinta.

César Machado (PRB) continua dizendo que sua candidatura vai até o fim e que só o deputado Manoel Ribeiro pode o fazer mudar de rumo. Pedro Henrique (PMDB) é outro que não vai desistir. Teimoso, vaidoso e egoísta como é não vai abrir mão de ser mais uma vez candidato a prefeito de Araioses. Não será eleito mais terá mais uma tentativa em seu currículo.

Por fim Fernando Benício, do PSB. O partido é bom, tem uma história muito bonita, mas seu candidato a prefeito em Araioses não está sendo levado a sério por ninguém. O blog desconhece as razões que possam justificar tão insensata atitude e por isso pede mais tempo para ver se consegue saber o que não sabe até agora. Seria para ter a tal façanha para contar aos seus filhos e netos no futuro?

Para Luciana Trinta as coisas não poderiam está melhor. Com tantos candidatos ela acredita que será muito favorecida. Pode ser que sim pode ser que não. O eleitor pode muito bem fazer sua escolha direcionada para apenas um candidato ou candidata, que em sua visão tem poder de fogo para derrotá-la.

Dos outros, uns serão votados sim, pelo menos o suficiente para não servirem de chacota, mas vai ter candidato com votação humilhante mais uma vez.

Quem viver verá.

2 pensou em “Eleições 2012 – Nada mudou e nem vai mudar

  1. Caro Daby santos vejo que em suas matérias você tenta passar um outra imagem de valeria fazendo o mesmo que fez com a prefeita Luciana trinta em 2008 colocando-a como a melhor opção só que no fim das contas quebra a cara …olhe bem e veja que valeria leal e uma forasteira igual Luciana trinta você como filho de Araioses devia saber de tudo aliais sabe ou faz que não sabe .. boa tarde

  2. Os textos politicos desse blog são tendenciosos e puxam sardinha para essa menina valeria leva-nos a crer que o escritor é mantido por essas pessoas que tiram o leite da boca das crianças de Sta Quiteria do maranhão para fazer festa aqui em Araioses com o dinheiro o publico, fico estarrecido como pode um simpeles boleiro de varzea se dá bem na vida a custa da politicagem e boa fé das pessoas daquela cidade, o qual se apropriou de forma indevida do dinheiro publico. Nessa materia faz-se uma critica ferrenea a candidatura de Prefeitinho, o escritor tem o pensamento capitalista acha porque o individuo é pobre não pode concorrer a prefeito, independente de sexo, cor raça e credo religioso o cidadão que pode votar, pode ser votado ou o senhor esqueceu de ler a constituição de 1988. Senhor escrito vamos ser eticos e centrar na linha da prudencia e da honestidade cousa que acho que o senhor não é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *