Domingos Dutra vai pedir que a PF investigue Escórcio no caso do assassinato do jornalista Décio Sá

Blog do Roberto Kenard

O deputado petista, que chama Escórcio de capanga de Sarney,

Quer saber qual o interesse em desviar as atenções das investigações

O deputado federal Domingos Dutra (PT) fez duro pronunciamento terça-feira na Câmara Federal contra o deputado Chiquinho Escórcio (PMDB). Dutra não cita o nome, nem precisava.  Foi Chiquinho Escórcio que fez discurso contra Dutra e a deputada Érika. Foi Chiquinho Escórcio, também, que no dia 11 passou dados de uma ação trabalhista movida contra o petista para três blogueiros maranhenses (só um topou publicar). Este blog foi o único a escrever sobre o episódio (reveja aqui).

Deputado Dutra

Realmente, a divulgação da ação trabalhista contra Domingos Dutra aconteceu no dia em que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal chegava a São Luís para acompanhar o andamento das investigações do assassinato do jornalista Décio Sá.

Leiam abaixo a íntegra do discurso do deputado Domingos Dutra:

Sr. Presidente, Srs. Deputados, sou fundador do PT. Estou há 32 anos no partido. Nesse período, disputei 12 eleições. Fui duas vezes Deputado Estadual. Sou Deputado Federal pela terceira vez e fui Vice-Prefeito de São Luís. Nunca me envolvi em maracutaia. Jamais solicitei contribuição para o poder econômico durante as campanhas.

Na eleição de 2010, andei 450 quilômetros a pé, em 82 Municípios, enfrentando uma coligação poderosa. Dedico-me, nesta Casa, de corpo e alma, à defesa dos mais pobres e humildes. Este Plenário e parte do povo brasileiro sabem da minha posição política em relação ao grupo político que domina o Maranhão há mais de 40 anos.

Aqui nesta Casa, Deputado Vicentinho, há um capanga na condição de suplente, que há muito tempo vem tentando travar debate comigo. Já disse e repito que a luta do povo do Maranhão, na qual me incluo, é contra o dono da fazenda e não contra seus jagunços.

Na sexta-feira, dia 11, esse capanga usou esta tribuna para fazer acusações a mim, a minha esposa e à Deputada Erika. Naquele dia, a Deputada Erika, o Deputado Severino Ninho e eu estávamos concedendo, na mesma hora, entrevista, na sede da OAB, denunciando as falhas nas investigações do assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá e repudiando a recusa do sistema de segurança em receber a Comissão e em fornecer informações.

Esse cidadão atacou a Deputada Erika Kokay e a mim nessa mesma hora.

Na última quinta-feira, em nome da Comissão de Direitos Humanos, protocolei, na Polícia Federal, requerimento para federalizar as investigações sobre o assassinato do jornalista Décio Sá e, na segunda-feira, ontem, esse mesmo capanga voltou a assumir essa tribuna para fazer denúncias.

Essa atitude tem três motivos. O primeiro é desviar as atenções sobre as investigações, sobre a execução do jornalista Décio Sá, que era do Sistema Mirante de Comunicação, pertencente à família Sarney, que foi barbaramente executado numa avenida, em São Luís.

Há essa tentativa clara de desviar as atenções das investigações e da contribuição da Comissão de Direitos Humanos para tentar elucidar essa execução e outros crimes de encomenda no Estado do Maranhão. Nós vamos pedir que a Polícia Federal e a Polícia Civil investiguem esse capanga para saber quais os motivos que o levam a tentar desviar as atenções de um crime bárbaro e perverso acontecido no Maranhão.

Em segundo lugar, em seu discurso, ele pede que eu renuncie à Presidência da Comissão de Direitos Humanos. Isso revela que está incomodado pela respeitabilidade que consegui nesta Casa e neste País.

Enquanto isso, esse capanga se limita a carregar os urinóis, os penicos do Senador Sarney, vive na camarinha do Senador Sarney.

Por fim, esse capanga vive doido para assumir uma vaga de Deputado. Ele nunca se elegeu — é um eterno suplente. Por isso, vive perseguindo todos os Deputados que têm algum processo judicial. Com essas denúncias, ele imagina que vai conseguir cassar o nosso mandato.

Logo após o resultado dessa denúncia, nós vamos usar os instrumentos jurídicos, porque há data final para terminar sua imunidade. Ele vai quebrar a cara, vai continuar carregando os penicos, os urinóis do Senador Sarney. Se ele quiser um dia ser Deputado, que rale para poder conseguir autorização do povo maranhense. Presidente, fica registrado aqui o nosso repúdio.

Amanhã (ontem, quarta-feira) estou viajando a Genebra para uma reunião da ONU. Vamos levar várias denúncias, uma delas sobre a execução desse jornalista e os crimes de pistolagem no Maranhão.

Daqui a pouco, vamos estar com o Ministro José Eduardo Cardozo, reclamando e reivindicando que a Polícia Federal também entre nesse caso. Não queremos desmoralizar o Governo do Estado, queremos contribuir para que seja elucidado um crime de pistolagem.

A Comissão de Direitos Humanos não tenta desmoralizar nenhuma autoridade da segurança pública do Estado, não tenta suprimir competência. O que nós queremos, junto com o Governo Federal, o Governo Estadual e essa Comissão, é contribuir para que se elucide o crime, para dizermos não à pistolagem. Não se admite que, em pleno século XXI, ainda se eliminem as pessoas mediante pagamento e pistolagem, de forma covarde, como foi feito com o jornalista Décio Sá, com a índia assassinada no Município de Grajaú e com tantos maranhenses que têm sido ceifados pelas mãos da pistolagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *