Transporte Escolar – crianças estão sendo transportadas de forma perigosa

Lanchas do programa "Caminho da Escola" estão há meses sem sair do lugar

Enquanto as lanchas do transporte escolar se acabam no ancoradouro de Barreiras os alunos das ilhas se arriscam em transporte indevido

O Araioses real, nu e cru que a prefeita Luciana Trinta esconde como lixo debaixo do tapete vai continuar sendo mostrado aqui no blog. O post de hoje será sobre o transporte escolar, mais precisamente sobre o transporte de alunos que moram nas ilhas do município e estudam na cidade.

A prefeita conseguiu duas lanchas através do programa Caminho da Escola do Governo Federal, via FNDE. Quando as embarcações chegaram aqui no início do ano foi uma festa de imagens que foram veiculadas a exaustão na TV de sua propriedade. O fato foi passado à população como um grande feito de seu governo o que nenhum outro tinha conseguido. As lanchas foram exibidas como um grande troféu, como uma grande conquista de Luciana Trinta. O sorriso da prefeita e dos apresentadores de sua TV soava como um deboche.

Foi só mídia, só tapeação, pois os alunos das ilhas continuam sendo transportados – quando são – em embarcações impróprias correndo um grande risco de sofrerem algum acidente que pode ser fatal. Hoje por volta das 13 horas, várias crianças que estudam na cidade desembarcaram de uma pequena embarcação (rabeta) o que segundo se soube ocorre todos os dias. Essas estavam vindo da localidade Ilha da Manga.

As lanchas, do programa Caminho da Escola – FNDE, não transportam ninguém. Elas estão paradas há meses no ancoradouro de Barreiras no meio dos matos tendo como companhia mais duas lanchas, sendo essas para transportarem doentes, as ambulanchas, como enche a boca a prefeita.

Veículos náuticos que bem poderiam estar a serviço dos araiosenses, uma vez que essa é a finalidade deles. Não estão por quê? Pergunta de fácil resposta: a prefeita Luciana Trinta ao lutar pela aquisição deles não pensava em usá-los no devido fim e sim, tão somente usá-los como peça publicitária de seu desgoverno.

Não é difícil imaginar que essas lanchas do transporte escolar e as da saúde venham ter alguma utilidade em breve. Não no que diz seu propósito, mas a serviço da campanha política da prefeita, que através dela ou de um ou uma preposto (a) tentará se mantiver no poder.

Alguém poderá dizer que não, porque isso é ilegal, a lei não permite, mas essa coisa em Araioses é conversa para boi dormir. Luciana Trinta ao manter milhares de contratados na prefeitura e por isso não ser incomodada por ninguém, vai continuar fazendo o que bem entende, pois ela não está em aí para MP ou Poder Legislativo, que até hoje não acionaram o judiciário sobre as improbidades por ela cometidas.

No ancoradora de Barreiras estão as lanchas que eram para estar a serviço da saúde e do transporte escolar

Sobre o programa – Caminho da Escola

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

Com os ônibus escolares de Araioses, também do mesmo programa federal, já tivemos exemplo de uso indevido, quando a prefeita cedeu-os, dias atrás, para transportarem uns grupos de jovens que foram participar de um evento em São Bernardo. Enquanto isso, centenas de alunos não assistiram aulas porque não teve transporte escolar.

E ficou por isso mesmo!

Enquanto isso alunos correm risco de vida ao andarem em transporte inapropriado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *