Biografia de João do Vale para crianças terá novo lançamento em São Luís

Evento acontece na Galeria Hum, no São Francisco, com a presença do ilustrador do livro, João o menino cantador, o artista plástico Fernando Mendonça, e da autora, a jornalista Andréa Oliveira, além da cantora Rosa Reis que fará uma participação especial.

Ed Wilson Araújo – Do garoto do interior que vendia doces ao artista reconhecido como maranhense do século 20 no ano 2000, a trajetória do compositor maranhense é apresentada em prosa e nos versos das canções de João do Vale que embalam a narrativa. Nas 36 páginas do livro estão estampadas as nove imagens criadas por Fernando Mendonça especialmente para o projeto.

“A presença dele estava no livro antes de ele aceitar participar. O João menino que escrevi só poderia existir de fato nas cores e formas do Fernando. Por isso fico muito feliz de fazer um novo lançamento, agora com a presença dele”, diz Andréa Oliveira. Mendonça não pode vir quando o livro foi lançado em junho. Na Galeria Hum, o artista vai disponibilizar cópias assinadas das ilustrações em tamanho maior para quem quiser colocá-las em molduras.

Essa é a primeira experiência de Fernando Mendonça com livros infantis. O artista plástico está entusiasmado com a parceria. “Fazer imagens para o universo infantil é uma experiência nova e única pra mim. Me sinto mais rico depois desse parto demorado, cheios de caminho por trilhar e com gosto de quero mais”, afirma.

O trabalho o inspirou a continuar experimentando com o universo infantil. Atualmente o artista dialoga com um grupo de contação de histórias do Rio de Janeiro chamado Poranduba Canções e Histórias, criado pela educadora Marisa Silva. “Nossa ideia é lançar novos livros infantis ano que vem”, afirma ele.

João o menino cantador é o segundo trabalho de Andréa Oliveria sobre o compositor. Em 1998 ela lançou João do Vale, mais coragem do que homem, resultado da monografia de conclusão do curso de Comunicação Social (UFMA). A escritora esteve próxima do artista nos meses que antecederam sua morte. “Tive a imensa alegria de poder ter o próprio João ao meu lado contando suas histórias e mostrando, orgulhoso, o chão de sua terra”, conta a jornalista.

SERVIÇO

João o menino cantador, livro infantil de Andréa Oliveira, com ilustrações de Fernando Mendonça

Participação especial de Rosa Reis

Lançamento: 14 de setembro, às 19h

Galeria Hum – Rua Professor Nascimento de Moraes, 121 – São Francisco

Ilustração: Fernando Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *