João do Vale é homenageado com projeção no Palácio dos Leões

O músico, cantor e compositor João do Vale foi mais uma vez homenageado pelo Governo do Maranhão. Na noite desta terça-feira (6) uma projeção com trechos das músicas mais marcantes do maranhense ficou estampada na fachada da sede oficial do Governo do Estado.

Há 20 anos falecia João do Vale, músico, cantor e compositor maranhense que deixou relevante legado para a música popular brasileira. Presente ainda hoje na cultura popular através de músicas como ‘Carcará’, ‘Pisa na Fulô’ e ‘A Voz do Povo’, ele é lembrado permanentemente por meio do teatro que leva seu nome, localizado na Rua da Estrela, no coração do Centro Histórico de São Luís.

João do Vale foi mais uma vez homenageado pelo Governo do Maranhão, com projeção feita no Palácio dos Leões – Foto/Gilson Teixeira

Administrado pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o Teatro João do Vale foi fundado em 18 de dezembro de 2001, após passar por reforma e ser inaugurado como o novo nome, em homenagem ao mestre da MPB, nascido no município de Pedreiras.

Originalmente construído em 1950 como galpão para servir de depósito de açúcar de propriedade do empresário Rocha Aguiar, o prédio que hoje abriga o Teatro João do Vale foi adquirido pelo Governo do Estado na administração de Epitácio Cafeteira, durante a execução do Projeto Reviver, devido a sua localização estratégica, na área do Largo do Comércio, Rua da Estrela.

Após ser adquirido pelo Estado, o prédio foi adaptado aos moldes arquitetônicos do conjunto de sobrados e casarões presentes na Praia Grande, passando a funcionar como teatro somente na década de oitenta.

Antes de abrigar o João do Vale, o casarão foi sede do “Teatro Canarinho”, assim chamado pelas cores da fachada, pintada de amarelo, além do laboratório para o Curso de Formação de Atores do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).

PAC Cidades Históricas

Por estar no conjunto arquitetônico do Centro Histórico da Ilha, o Teatro João do Vale é um dos imóveis inseridos nas ações de reforma e revitalização do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) Cidades Históricas. Custeado com recursos do Governo Federal, o programa será executado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), em parceria com o Governo do Estado, através da Sectur.

De acordo com o superintendente de Patrimônio Cultural da Sectur, Eduardo Longhi, as intervenções previstas nos prédios do Centro Histórico de São Luís, por meio do PAC Cidades Históricas, incentivam a ocupação adequada da região, na promoção de eventos culturais.

“Qualquer intervenção é muito bem-vinda no Centro Histórico, que passa por um processo de esvaziamento ao longo dos anos. A reforma do João do Vale, assim como outros projetos que estão sendo feitos para revitalizar o Centro são de suma importância para criar cada vez mais vida na região, para sempre ter pessoas caminhando, turistas, espetáculos e trazer a cidade, cada vez mais, para ocupar aquele espaço”, declarou o superintendente.

O artista João do Vale

O músico, cantor e compositor João Batista do Vale nasceu no dia 11 de outubro de 1934, no município de Pedreiras, na Região do Médio Mearim. Faleceu em 6 de dezembro de 1996, em São Luís. De origem humilde, se mudou para a capital maranhense aos 13 anos, tendo estreado como cantor no ano de 1964. Autor de hinos do cancioneiro popular, cantou a vida do camponês nordestino, a luta pela terra e a falta de acesso a direitos básicos, como aprender a ler e escrever. Suas músicas seguem sendo cantadas por grandes intérpretes da música brasileira.

Homenagem

Na noite desta terça-feira (6), o músico João do Vale foi homenageado com uma projeção em frente ao Palácio dos Leões. O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, ressaltou que a homenagem desta terça-feira é apenas mais uma, já que o poeta e músico maranhense é permanentemente homenageado com o teatro, que leva seu nome, e com diversas reverências em constantes eventos promovidos pelo Governo do Maranhão. “João do Vale é um grande nome da nossa música e poesia, ele merece todas as homenagens da cultura do Maranhão. Por isso, nesta noite, estamos novamente reverenciando seu nome e seu legado”, destacou.

Por Carolina Mello

Fonte: Secap 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *