Dr. Cristino vista as nascentes do Rio Magu e participa de reunião com eleitos de Santana e Água Doce

magu-03

Vista aérea de Santana do Maranhão – O Rio Magu passando por dentro da cidade

Desde que confirmou sua vitória nas eleições de outubro, que o Dr. Cristino Gonçalves de Araújo – prefeito eleito e diplomado de Araioses – não parou. Desde então tem procurando não só montar sua equipe de governo, como também se informar, na medida do possível, em que situação se encontra o nosso município.

Ontem (04), por exemplo, partiu de Araioses as seis da manhã em direção as nascentes do Rio Magu, em Santana do Maranhão, para juntamente com o eleito de daquela cidade, Francisco Tavares e eleita de Água Doce do Maranhão, Thalita Dias, para se situarem da situação do rio, que no caso, infelizmente é dramática.

magu-01

Os três futuros administradores atenderem a um convite das entidades a ONG ONARMA e Clube Amigos do Rio Magu, para participarem de uma reunião no povoado São João, para que ali fosse traçado um plano de metas com o objetivo de revitalizar o Rio Magu, que passa com suas águas cristalinas no território dos três municípios.

magu-02

Revitalizar o Rio Magu não será tarefa fácil, pois para isso ocorrer muitos recursos vão ter que ser aplicados em vários tipos de obra e a situação financeira que dos três municípios não é nada invejável, mas mesmo assim Robinson Medeiros, que já foi convidado para ser o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Araioses, disse que os prefeitos eleitos se comprometeram a fazer a parte de cada um dentro do possível.

magu-04

Dr. Cristino entregou uma muda de juçara para essa criança plantar e cuidar dela

O estado em que se encontra o Rio Magu é de cortar o coração dos que amantes da Natureza. Quem tem feito uso de suas águas e das terras que o margeiam, tem feito em total desrespeito as leis ambientais. Querem suas riquezas, mas não estão nem aí para sua preservação.

Queimadas e desmatamentos em sua nascente e ao longo do curso do rio tem sido um crime praticado abertamente por exploradores que não sofrem nenhuma punição. Isso tem causado grande prejuízo à fauna e a flora da região.

magu-05

Salvar o rio não é obrigação apenas das ONGs que heroicamente lutam para cuidar dele, nem somente dos três administradores que iniciarão suas tarefas a partir do dia 1º de janeiro. Esse trabalho é obrigação de todos nós e ninguém pode se omitir.

Dr. Cristino tem interesse na revitalização do Rio Magu. Ele sabe que nas terras que o margeiam e nas suas águas pode está à solução para a dependência de produção de alimentos que o Araioses vem sofrendo nos últimos anos.

magu-14

Dr.Cristino (Araioses), Thalita Dias (Água Doce)  e Francisco Tavares (Santana do Maranhão) assumiram o compromisso de lutarem para salvar o Rio Magu

de Sabe também que as belezas de seus balneários pode ser também uma importante fonte de renda para os araiosenses, através da exploração de um turismo sustentável.

Todos juntos na luta para salvar esse patrimônio que Deus nos deu com tanto amor e não estamos sabendo como mantê-lo e preservá-lo.

magu-08

magu-09

magu-06

magu-15

magu-12

magu-10Abaixo o mosaico da destruição: 

magu-16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *