Professores comemoram progressão salarial garantida pelo governo Flávio Dino

O governo do Maranhão garantiu, por meio de decreto, a progressão funcional que reconhece o direito de evolução do professor da rede pública estadual  na tabela remuneratória do magistério. A medida garante que o professor passe de  uma referência para outra superior dentro da mesma classe do cargo a que  ele pertence. Os critérios são os de avaliação de mérito e de tempo de serviço. Mesmo estabelecido pelo antigo e pelo novo Estatuto do Magistério, a administração anterior não cumpriu a legislação.

Com assinatura do  decreto de progressão funcional,   11.144 profissionais da educação serão beneficiados. Os professores do Estado esperavam pela garantia desse direito há mais de 20 anos.

Em ato no qual formalizou o benefício, Flávio Dino lembrou que a administração está aberta ao diálogo com os profissionais do magistério. “Peço a todos os companheiros dos sindicatos para trazer reclames justos e legítimos a este governo que está sintonizado com as reivindicações da população. Governar não é uma atividade solitária e, por isso mesmo, deve ser permeada pela legítima pressão social”, afirmou.

A espera de duas décadas  foi enfatizada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro. “As reivindicações da categoria são antigas e só agora começam a ser atendidas, depois de muitos anos de luta e nenhuma resposta. Professores mais valorizados são profissionais mais motivados que vão fazer toda a diferença nos índices educacionais do nosso estado”, destacou.

Além das progressões funcionais, o governador assinou outros dois decretos garantindo a aplicação do piso nacional em todas as classes e referências que compõem a carreira do magistério estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *