Eleições 2012 – Agora é para valer!

Valéria do Manin será a arma fatal para derrotar Luciana Trinta

Depois do registro das candidaturas a expectativa agora é sobre as impugnações que certamente virão. Luciana Trinta e Pedro Henrique vão tem problemas.

De todos os partidos que fizeram convenções para disputar as eleições de outubro em Araioses, apenas o PSB de Fanando do Benício, está de fora.  Como na eleição de 2008, este ano ele mais uma vez, ele não conseguiu registrar sua candidatura. Na eleição passada foi um problema de débito com o partido, no qual era filiado, desta vez parece que foi falta de condições próprias mesmo.

Manin é o grande insentivador da candidatura de Valéria

No mais, as outras candidaturas estão valendo a menos que sejam interrompidas por ações de impugnações. Duas candidaturas, a de Luciana Trinta e a de Pedro Henrique, não vão passar sem serem incomodadas não só por opositores, como também pelo Ministério Público Estadual é o que se espera.

Contra Luciana tem duas pendências: uma sobre sua prestação de contas de 2009 que não passou pelo STJ – Supremo tribunal de Justiça; outra, bem mais grave, com jeito de insanável, é sua prestação de contas de sua campanha de 2008, onde consta como órgão doador de recurso para a disputa, o Hospital Regional, que é de sua propriedade, porém mantido com recursos do SUS.

Sobre a situação um conceituado jurista diz que se manifestará no momento oportuno diz: “A decisão recente do TSE que liberou as contas sujas na prestação de contas na campanha eleitoral não se aplica a Prefeita de Araioses, pois ela teve seus recursos negados pelos Tribunais que confirmaram o abuso de poder econômico.
Neste caso ela está enquadrada na Lei da ficha Limpa, pois há decisão
colegiada contra ela. Deve se feita a impugnação ao registro, da
candidatura”.

Ana Almeida será a substituta de Lucina se essa for impugnada?

Já Pedro Henrique teve todas as suas contas (2001, 2002, 2003, 2004) rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, que recomendou a Câmara de Vereadores de Araioses suas reprovações. Os vereadores de Araioses, contrariando uma decisão técnica e competente de um tribunal e ainda atendendo os apelos de PH, que na época disse que não seria mais candidato, votaram pela aprovação de três das suas contas mantendo uma, a de 2003, de acordo com o que já decidira o TCE.

Seus partidários andam distribuindo uma suposta cópia de um documento que seria do TCE, onde consta que a situação de suas contas, referente a aquele ano fora modificada e que teria sido um equívoco da Câmara de Vereadores de Araioses.

A verdade é que quem tem competência para dizer que as contas dele estavam corretas ou não é Tribunal e esse as reprovou. O julgamento da Câmara foi político, onde sequer um contador foi contratado para fazer, pelo menos, uma verificação superficial nos dados que levaram a condenação das contas pelo TCE/MA.

Neto Carvalho botou o ex-vereador Dennis de Miranda como de PH, já pensando que a candidatura dele poderá ser impugnada

Se Pedro Henrique, que foi um mau administrador, conseguir furar esse cerco da Lei, resta ao eleitor araiosense fazer com ele o que já fez em outras eleições, ou seja, disse-lhe um NÃO nas urnas. Talvez assim ele se toque que o araiosense não o quer mais gerenciando sua prefeitura e fique mesmo para sempre na sua Parnaíba mesmo, onde nasceu e mora e de onde nunca deveria ter saído. A nós não fará a menor falta.

Se Araioses não serve para ele morar também não serve para ele governar.

Dos outros candidatos: Expedito Coutinho, Haroldo Cardozo e Valéria Leal, nada deve impedir que façam suas campanhas e procure conquistar o voto do eleitorado. Todos são limpos e não devem nada a Justiça.

Talvez alguém – muito provável o pessoal de Pedro Henrique – queira criar dificuldades para Valéria Leal, pelo fato de essa ser filha de Manin Leal, que é prefeito reeleito de Santa Quitéria e tentar impugnar sua candidatura. Quem assim proceder vai perder tempo e tomar o precioso tempo da Justiça Eleitoral à toa.

Haroldo tá limpo, mas a candidatura não tem jeito de decolar

Flavio Braga, da Corregedoria Eleitoral do TER/MA e que tem um blog onde escreve sobre Direito Eleitoral veja em postagem datada de ontem (5) responde a seguinte pergunta: Um prefeito no exercício do segundo mandato pode lançar a candidatura do filho em um outro município?

Sua resposta não deixa dúvidas: “Sim. O que a jurisprudência do TSE veda é a figura do prefeito itinerante, assim considerado aquele que pretende exercer mais de dois mandatos consecutivos em municipalidades distintas. Na hipótese questionada, a jurisprudência entende que não se caracteriza o exercício de um terceiro mandato sucessivo porque a situação envolve pessoas diferentes. Recentemente, o TSE confirmou esse entendimento ao julgar um recurso especial oriundo do município de Landri Sales (PI)”. Portanto a candidatura de Valéria do Manin não fere a Lei e está valendo

Embora a campanha eleitoral, a partir de hoje, já esteja liberada ainda vai demorar um pouco a fase dos comícios. Mas os carros de som em breve estarão nas ruas da cidade e nos povoados do interior com a propaganda dos candidatos. Na rádio Santa Roda FM ela começa dia 21 de agosto e na TV da Mulher também, se não for pirata.

Com tantos candidatos a lógica diz que a prefeita Luciana Trinta saiu beneficiada. Pode ser que pode ser que não. O eleitor pode direcionar seu voto em quem ele sentir que tem teais condições de derrotar a prefeita. Pelo ocorrido até agora Valéria pode ser esse nome. Sua pré-campanha foi a melhor de todos e tem chegado a frente em todas as questões.

Seu grupo é o mais araiosense de todos. O grande incentivador de sua campanha é seu pai, Manin Leal, um araiosense de nascimento e de coração. Muitos já estão vendo isso e tendência é esse bolo crescer cada vez mais.

Os outros estão serviço da vaidade própria de cada um ou a serviço da prefeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *