Dirigentes de blocos de carnaval participam de reunião na prefeitura

Equipe da prefeitura recebe dirigentes dos blocos carnavalescos.

Equipe da prefeitura recebe dirigentes dos blocos carnavalescos.

Representantes de 24 blocos de carnaval de Araioses se reuniram hoje (28) no final da tarde, na prefeitura com os representantes das Secretarias de Cultura e Finanças do município para tomarem conhecimento de informações e patrocínio referentes ao carnaval deste ano.

Representantes dos blocos

Representantes dos blocos

Waldemídio Bittencourt, secretário de Finanças e Gilberto Galeno e Geraldo Bittencourt da secretaria de Cultura ouviram as colocações dos dirigentes de blocos e repassaram a eles as informações básicas de como vai ser o “Carnaval Pé no Chão” como, por exemplo, local de concentração e itinerário do arrastão.

Neste ano os blocos sairão de Barreiras, passando pela Beira Rio, em Conceição, Av. Paulo Ramos até a Praça do Viva. Para que os blocos possam receber os recursos financeiros, esses foram orientados por Waldemídio Bittencourt a fazem um ofício a Prefeitura solicitando o patrocínio.

Logomarca da Prefeitura de Araioses vai está nos abadás dos blocos que vão receber ajuda financeira.

Logomarca da Prefeitura de Araioses vai está nos abadás dos blocos que vão receber ajuda financeira.

Essa tradição de blocos nos carnavais de Araioses já dura uma década onde o Empurra o Burro foi o pioneiro. De lá para cá só aumenta o número de blocos que se limitam a mandarem fazer abadás que são doados ou vendidos aos foliões. Não tem havido uma preocupação em organizar-los como entidades culturais, com sócios permanentes e integrantes que desfilem no carnaval, como tem ocorridos em outras cidades, onde grandes escolas de samba tiveram seu início em um bloco de carnaval.

Dos blocos que vão fazer a alegria do carnaval de Araioses este ano o único que tem esse princípio é o Mocidade de São Manoel, com sede na Trav. Maracanã, bairro Alto São Manoel, fundado por Francisco Alves em fevereiro do ano passado, que este vai sair com cerca de 200 brincantes. Ele vem fazendo seus ensaios as 4ª feiras, tem charanga (instrumental) própria, tem madrinha e pretende resgatar o carnaval de rua na cidade.

Sobre as bandas que vão participar do carnaval de Araioses, Gilberto Galeno disse que serão 16 no total. Oito bandas de fora e oito da cidade que tocaram em Barreiras e na Praça do Viva.

O blocos que vão ganhar patrocínio da Prefeitura de Araioses tem o compromisso de colocar a logo do município no abadá.

Empurra o Burro é bloco mais antigo de Araioses, 10 anos arrastando multidões. Informações falar com: Leônidas, Lulinha e Alessandra.

Empurra o Burro é bloco mais antigo de Araioses, 10 anos arrastando multidões. Informações falar com: Leônidas, Lulinha e Alessandra.

Relação dos blocos presentes a reunião:

01-EMPURRA O BURRO;

02-ZECA LOURENÇO;

03-CACHORRÕES;

04-MOCIDADE SÃO MANOEL;

05-ZUEIRA;

06-NOVA ONDA;

07-BLOCO ILHA;

08-LEÕES;

09-LAPADA NA RACHADA;

10-ZECA URUBU;

11-SECA LITRO;

12-ACADEMIA NOVA FORMA;

13-TERCEIRA IDADE;

14-PROÁLCOOL;

15-JP PIROU;

16-VOA VOA;

17-APAE

18-TERCEIRA IDADE (CURVA);

19-OS VÂNDALOS;

20-LEVA EU;

21-BOCA DE ÁLCOOL;

22-TO NA ESQUINA;

23-PEGUE E NÃO SE APEGUE;

24-PORTUGAL FOLIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *